terça-feira, 2 de novembro de 2021

Boeing entrega o primeiro avião-tanque KC-46A para o Japão

A Boeing entregou seu primeiro avião-tanque KC-46A à Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) marcando a primeira entrega do programa a um cliente fora dos Estados Unidos.

“Este é um momento emocionante e histórico para a Força de Autodefesa Aérea do Japão e a Boeing, à medida que o Japão se junta aos Estados Unidos com a capacidade de reabastecimento aéreo de combate multi-missão mais avançada, comprovada e segura do mundo”, disse James Burgess, vice-presidente da Boeing e gerente de programa, Programa KC-46. “Esperamos décadas de parceria com nosso cliente do Japão para garantir a eficácia da missão da aeronave e permitir o sucesso do JASDF.”

O Japan KC-46A é capaz de reabastecer aeronaves JASDF, US Air Force, US Navy e US Marine Corps. Globalmente, o KC-46A já completou mais de 5.000 saídas e transferiu mais de 50 milhões de libras de combustível para outras aeronaves por meio de seus sistemas de boom e drogue.

“A aquisição dos petroleiros KC-46A pelo Japão é um marco significativo para o programa e a cooperação EUA-Japão na região do Indo-Pacífico e desempenha um papel crítico na aliança de segurança entre os dois países”, disse Will Shaffer, presidente da Boeing Japan. “Com sua capacidade de transportar cargas e passageiros, o tanque KC-46A também pode apoiar os esforços humanitários e de ajuda humanitária do Japão”.

O versátil navio-tanque multifuncional transporta 18 paletes militares padronizados (463L) em configuração de carga e acomoda uma carga mista de passageiros e carga. Também é equipado com sistemas robustos de consciência situacional defensiva e tática que ajudarão o Japão a proteger e manter sua superioridade aérea.

A Força Aérea dos EUA e a JASDF concederam à Boeing um contrato de Venda Militar Estrangeira para este primeiro JASDF KC-46A em dezembro de 2017, e exerceram uma opção para um segundo em dezembro de 2018. As opções para o terceiro e quarto JASDF KC-46A foram exercidas em outubro de 2020 .

A Boeing constrói aeronaves KC-46A para a Força Aérea dos EUA, Força de Autodefesa Aérea do Japão e outros clientes internacionais em sua linha de produção 767 em Everett, Washington. Além disso, os parceiros japoneses da Boeing produzem 16% da estrutura da fuselagem KC-46A.

A Boeing está atualmente montando o segundo KC-46A para o Japão e entregou 48 KC-46A para a Força Aérea dos Estados Unidos, começando com a primeira entrega em janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário