sábado, 27 de novembro de 2021

Leonardo apresenta produtos e tecnologias para a segurança das nações na EXPODEFENSA, na Colômbia

De 29 de novembro a 01 de dezembro, a Leonado Company participa da EXPODEFENSA, uma das principais feiras de defesa e segurança da América Latina, que acontece em Bogotá, capital da Colômbia. Durante o evento, a empresa apresentará produtos e tecnologias inovadoras, desenvolvidos para atender às necessidades dos clientes governamentais, militares e privados da região. Dada a sua importante presença na América do Sul, a Leonardo dará destaque às soluções nos setores de aeronáutica, eletrônicos, helicópteros e espacial que podem fortalecer a segurança e apoiar o crescimento econômico do continente.

Na América Latina, muitos países buscam se equipar com tecnologias que possam impulsionar os esforços de segurança e proteção civil, o que torna esse mercado estratégico para a Leonardo. A empresa tem uma presença estabelecida em muitos países da região, com cerca de 500 helicópteros em operação atualmente e 70 sistemas navais em uso, assim como aviões, radares primários e secundários para o controle de tráfego aéreo e soluções espaciais.

Francesco Moliterni, VP CCO para a região Latam da Leonardo e Presidente da Leonardo do Brasil, disse: "Com base em nossa liderança tecnológica, a Leonardo oferece produtos e soluções integradas de última geração com aplicações de uso duplo para fortalecer a segurança global. Nossa intenção na América Latina é investir para desenvolver habilidades locais e capacidades de produção, ao invés de simplesmente exportar. Um país onde estamos criando oportunidades de longo prazo é a Colômbia, onde fornecemos helicópteros, sistemas de defesa, aviônicos e radares de controle de tráfego aéreo. Aqui, temos acordos com CODALTEC e CIAC- duas empresas do país- para uma potencial participação conjunta em programas nacionais, bem como desenvolvimento de negócios em toda a região. As colaborações podem estar relacionadas a uma ampla gama de capacidades, incluindo aeronaves de asa fixa, como o M-346 Fighter Attack e ATR 72 para patrulha marítima, helicópteros e sistemas não tripulados, como o Falco EVO, projetado para missões de vigilância. Um exemplo importante do compromisso da Leonardo com a América Latina, é a construção do teleporto via satélite em Maricá/RJ no Brasil, uma das estruturas terrestres mais avançadas da região para operadoras de comunicações. Construído pela subsidiária brasileira da Telespazio, prestará serviços que, por meio do e-GEOS, apoiarão a implementação do projeto de Cadastro Urbano e Rural da Colômbia liderado pelo Instituto Geográfico Agustín Codazzi".

Quem passar pelo estande da Leonardo na EXPODEFENSA poderá conferir a aeronave M-346 Fighter Attack (FA), já entregue a seu primeiro cliente internacional, e projetadapara realizar uma ampla variedade de missões a um custo menor do que os caças de primeira linha. Com recursos que incluem o radar de controle de fogo multimodo Grifo M-346 integrado da Leonardo, o M-346FA pode ser usado como uma aeronave tática, mantendo suas características de aeronave de treinamento avançado. Sua natureza multifuncional representa uma solução ideal para as necessidades de muitas forças armadas na região.

Também em exibição está a aeronave multi-missão C-27J Spartan. A aeronave já foi escolhida na região pelas Forças Aéreas Mexicana e Peruana, onde tem um desempenho sólido graças à sua capacidade de pousar em pistas de terra e semipreparadas. O C-27J é considerado um verdadeiro trunfo para impulsionar a inclusão social, pois pode atingir populações em áreas remotas. Já reconhecido como a aeronave de transporte militar multifuncional mais eficiente em sua classe, o C-27J Next Generation adiciona novos elementos aviônicos e aerodinâmicos que fornecem maior eficiência operacional e melhor desempenho. Com a experiência operacional acumulada em diferentes regiões geográficas por uma variedade de usuários, o Spartan é empregado em uma ampla variedade de contextos operacionais desafiadores, desde as altitudes dos Andes até o Afeganistão. Suas missões incluem transporte militar, paraquedista e de material, apoio a táticas de tropa, operações de forças especiais, assistência humanitária e apoio em caso de desastre natural.

Junto com sua aeronave tática, a Leonardo apresentará o ATR-72MP (Patrulha Marítima), que combina a confiabilidade e os baixos custos operacionais da aeronave de passageiros ATR 72-600 com um sistema de missão de última geração. O ATR 72MP está equipado com o sistema ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) da Leonardo, que gerencia todos os sensores a bordo, combinando as informações recebidas em tempo real em uma situação tática geral. Este sistema aviônico modular, que também pode ser integrado a bordo de outras aeronaves, tanto aviões como helicópteros e aeronaves não tripuladas, é muito eficaz para vigilância de fronteiras, desde o monitoramento de corredores de tráfego, proteção de pesca e operações de busca e resgate (SAR) até o combate ao contrabando e patrulhamento de áreas economicamente exclusivas. Até o momento, mais de 60 sistemas ATOS foram instalados em todo o mundo em 10 tipos diferentes de aeronaves.

O portfólio de soluções de vigilância da Leonardo inclui comunicações táticas de solo, radares para controle de tráfego aéreo (ATC) e defesa, sistemas C-UAS para combater drones hostis (mesmo aqueles que não são facilmente detectados por equipamentos convencionais de vigilância aérea) e sistemas não tripulados. A EXPODEFENSA dará a Leonardo a oportunidade de destacar as características inovadoras de seu FALCO EVO, um sistema ISR (Intelligence, Surveillance e Reconnaissance) não tripulado. O drone é capaz de voar por mais de 20 horas consecutivas enquanto carrega até 100 kg de carga útil, incluindo sensores eletro-ópticos, radares e sistemas de comunicação. Sua robustez, conectividade e capacidade de transportar vários sensores o tornam uma solução eficaz para monitorar grandes áreas de terra e mar.

Como parceiro estratégico da Marinha italiana, a Leonardo é um fornecedor de referência para forças navais em todo o mundo. Oito marinhas da região da América Latina escolheram os sistemas de defesa da empresa para proteger suas embarcações, incluindo as de última geração. A munição guiada DART (Driven Munition Reduced Time of Flight) da Leonardo será exibida em Bogotá. Ela é eficaz contra mísseis de manobra e pequenos alvos, bem como sua munição Vulcano 76 mm, que tem um alcance de mais de 40 km. Além dos sistemas de armas, o portfólio naval da Leonardo inclui sistemas de comando e controle, radar, submarino, optrônico e de comunicação marítima, incluindo links táticos. A empresa pode fornecer soluções de ponta para gestão de combate, como o Combat Management System, que consegue integrar e coordenar informações de sensores em tempo real, proporcionando aos tripulantes um conhecimento completo da situação marítima.

A Leonardo também oferece o SEonSE (Smart Eyes on the SEas), uma plataforma geoespacial para segurança marítima criada pela e-GEOS (uma joint venture entre a Telespazio (80%) e a Agência Espacial Italiana (20%)). Ao empregar modelos de análise de big data e computação em nuvem, o SEonSE permite que os usuários acessem informações personalizadas em tempo real sobre o que está acontecendo no mar, mesmo de um tablet ou smartphone. A solução, que integra dados de múltiplas fontes, permite serviços de dupla utilização de segurança e vigilância marítima, controle do tráfico ilícito, monitoramento ambiental e combate à pirataria. A plataforma processa informações obtidas de satélites e radares costeiros e usa algoritmos próprios para mesclar esses dados com informações de posição de navios (AIS, VMS, LRIT), registros navais e diversos bancos de dados, bem como dados meteorológicos e oceanográficos. Também estará presente a plataforma e-GEOS braINT, que usa algoritmos de inteligência artificial para fornecer análises baseadas em dados extraídos de uma variedade de fontes, inclusive drones e satélites.

Na EXPODEFENSA, a Leonardo também destacará seu helicóptero AW139, cuja configuração VVIP foi escolhida na Colômbia para transporte pessoal do Presidente da República. Este helicóptero também foi selecionado por clientes colombianos para operações de transporte civil em apoio à indústria de petróleo e gás, com cinco helicópteros entrando em serviço com a operadora Helistar nos últimos anos. Tendo garantido pedidos de mais de 1.200 unidades para mais de 290 clientes em mais de 70 países, o AW139 é líder de mercado em várias funções, incluindo transporte offshore, busca e resgate, segurança terrestre, combate a incêndios, transporte VIP e de passageiros, também como funções militares.

A Leonardo está presente no Brasil, México, Argentina, Chile e Peru e pretende expandir e fortalecer ainda mais sua presença na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário