domingo, 5 de dezembro de 2021

Certificação do motor dexa o Dassault Falcon 6X mais próximo da entrada em serviço

O presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, parabenizou a Pratt & Whitney Canada pela aprovação da Transport Canada do mais recente membro da família PW800 de motores de alta eficiência da empresa, que aciona o novo Falcon 6X de fuselagem larga da Dassault.

"O motor PW812D da Pratt & Whitney Canada é um grande passo à frente na eficiência de combustível, facilidade de manutenção e desempenho, e ajudará a tornar o 6X uma aeronave verdadeiramente notável", disse Trappier.

O motor equipa as três aeronaves Falcon 6X atualmente em voos de teste. A campanha de teste de aeronaves acumulou mais de 500 horas de teste em voos e 150 voos até o momento. Os pilotos de teste elogiaram o manuseio suave da aeronave, que continua a fazer progresso constante em direção à certificação planejada para o final de 2022.

Uma aeronave de produção inicial com uma cabine totalmente equipada logo se juntará ao programa de desenvolvimento. Esta aeronave fará um tour global para avaliar o seu desempenho e do seu sistema no mundo real da aviação executiva, incluindo a operação em locais remotos e outros ambientes desafiadores.

No mês passado, uma aeronave de teste de voo Falcon 6X pousou no Aeroporto Paris-Le Bourget, onde se tornou uma das primeiras aeronaves a reabastecer em campo usando uma mistura de combustível de aviação sustentável, fornecida pela TotalEnergies. A Dassault Aviation continuará a usar SAF no programa de teste como parte do esforço contínuo da empresa para minimizar sua pegada de CO2.

O PW812D de 13.500 libras de empuxo proporcionará ao Falcon 6X um alcance de até 5.500 nm (10.200 km) e uma velocidade máxima de Mach 0,90.


Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation e Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada

Nenhum comentário:

Postar um comentário