terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Leonardo entrega ao Kuwait os primeiros dois Eurofighter Typhoons

Pousou hoje no Kuwait o primeiro Eurofighter Typhoon para a Força Aérea do país. Estes são os primeiros dois Typhoons entregues de um amplo pedido que totaliza 28 aeronaves que devem ser entregues à Força Aérea do Kuwait.

O Eurofighter Typhoon da Força Aérea do Kuwait apresenta uma ampla gama de capacidades operacionais e foi desenvolvido pela Leonardo seguindo as solicitações específicas da Força Aérea do Kuwait. A Leonardo representa com suas atividades cerca de 36% do valor de todo o programa, atuando de maneira fundamental no fornecimento dos componentes aeronáuticos e na eletrônica de bordo. A companhia também desempenha um papel fundamental na evolução do Eurofighter graças ao novo AESA (Ativo Eletronicamente Scanned Array) que equipa os Eurofighter Typhoons para o Kuwait, auxiliando assim na melhora da performance e da competitividade.

Esta é uma operação excelente para a Itália, que demonstra o sucesso dos produtos italianos no exterior e um passo importante para consolidar a posição da indústria italiana no mundo. A defesa é um estímulo para o desenvolvimento de projetos inovadores e soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras. ", afirma o ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, após a entrega dos dois primeiros Eurofighter Typhoons à Força Aérea do Kuwait.


Estes são os dois primeiros Typhoons no âmbito de uma encomenda mais ampla de um total de 28 aeronaves, que serão entregues à Força Aérea do Kuwait. A entrega dessas duas primeiras aeronaves ocorre em um ano particularmente significativo para ambos os países, pois 2021 é o ano do 60º aniversário do estabelecimento das relações ítalo-kuwaitianas.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, disse: "Os Eurofighter Typhoons que desenvolvemos para a Força Aérea do Kuwait são os mais avançados de todo história do programa europeu. Forneceremos ao país uma defesa aérea de impressionante capacidade. Em cooperação com a Força Aérea Italiana, treinamos seus pilotos em nossos centros de treinamento na Itália, e construímos infraestruturas de ponta para apoiar e manter uma frota de 28 aeronaves. Os marcos que celebramos hoje são o resultado da cooperação efetiva entre os dois países, em que Instituições, Forças Armadas e Indústria trabalharam juntas em sinergia".

O voo de traslado para os dois primeiros Eurofighters do Kuwait foi possível graças à Força Aérea Italiana. O apoio essencial da instituição garantiu a "trilha de Reabastecimento Ar-Ar", alcançada por meio de uma complexa atividade operacional, que envolveu dois navios-tanque KC-767 da Pratica di Mare 14º Esquadrão e dois Eurofighters do 4º Esquadrão Grosseto, que escoltou as duas aeronaves da Força Aérea do Kuwait.

Existem muitos programas diferentes de cooperação internacional entre a Força Aérea da Itália e do Kuwait, sendo que alguns estão relacionados ao treinamento e ao desenvolvimento de habilidades pessoais nas instalações da Força Aérea, como o treinamento de pilotos cadetes do Kuwait para a obtenção de suas licenças de piloto militar, o treinamento avançado para a conversão operacional no Eurofighter no 20º Grupo do 4º Esquadrão em Grosseto, além do treinamento de especialistas em mecânica de aeronaves para esta aeronave. Adicionalmente, ao lado dos pilotos de teste da Leonardo, alguns instrutores da Força Aérea Italiana apoiarão o treinamento inicial de pilotos do Kuwait e da OCU (Unidade de Conversão Operacional) na base de Salém.

A aeronave Eurofighter se beneficia de um programa bem definido de atualização tecnológica e melhoria que garante sua competitividade em todo o seu ciclo de vida. Suas tecnologias que estão em constante evolução, tanto a bordo da aeronave quanto no contexto de apoio logístico, aumentam sua eficácia operacional, capacidade de sobrevivência e gerenciamento eficiente. O Eurofighter Program é pedra angular no desenvolvimento de tecnologia na indústria aeroespacial e de defesa europeia, além de dar suporte tecnológico de ponta às indústrias envolvidas, garantindo assim competitividade para muitos programas de próxima geração.

O programa Eurofighter é administrado pelo consórcio Eurofighter GmbH, uma empresa com sede em Munique, Alemanha, de propriedade da Leonardo, BAE Systems e Airbus Defense & Space para a Alemanha e Espanha. Do lado governamental, o programa é gerido pela OTAN Eurofighter & Tornado Management Agency (NETMA), que foi criada para atender às necessidades de aquisição das forças aéreas dos quatro países participantes: Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Espanha.

Além dos quatro países parceiros, que já encomendaram 510 Typhoons, clientes internacionais agora incluem Arábia Saudita (72 aeronaves), Áustria (15), Omã (12), Kuwait (28) e Qatar (24), totalizando 661 aeronaves encomendadas.

Em termos de número de colaboradores, o programa Eurofighter envolve mais de 100.000 pessoas na Europa, deste total, 20.000 estão baseadas na Itália. Mais de 400 fornecedores trabalham para o Typhoon, incluindo 200 na Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário