sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Radar 3D da Indra é aprovado no teste da OTAN para detecção e monitoramento de mísseis balísticos táticos

O radar Deployable Air Defense 3D (DADR) da Indra, uma das empresas líderes globais em tecnologia e consultoria, foi aprovado nos testes da OTAN que certificam a capacidade do sensor de detectar e rastrear mísseis balísticos táticos.

O radar, cujo desenvolvimento inicial contou com o apoio do Ministério da Defesa e do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio, demonstrou sua capacidade de detectar e rastrear esses tipos de mísseis, proporcionando aos centros de comando e controle aéreo o alerta prévio necessário para neutralizar os ataques ou mitigar os danos.

Os testes foram realizados no Centro de Avaliação e Análise Radioelétrica (CEAR) do Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA), em Guadalajara.

Neles, foram verificadas as capacidades de detecção, início de rastreamento e acompanhamento de alvos de mísseis balísticos táticos do radar Lanza 3D DADR.

O sistema estimou os diferentes parâmetros da trajetória necessária para o lançamento de ações ofensivas, defensivas ou de inteligência, como estimativa do ponto de lançamento, impacto, interceptação, etc.

Para verificar essas capacidades, foi utilizada uma ferramenta de certificação e teste da agência OTAN NSPA (NATO Support and Procurement Agency), composta por uma estação de controle da missão em terra e um sistema localizado em um drone de médio porte que simula o retorno do sinal de radar refletido por um míssil balístico.

Durante a verificação, diferentes perfis de voo deste tipo de míssil foram testados em suas diferentes seções motoras e de trajetória balística. Diferentes pontos de lançamento e impacto e trajetórias de diferentes comprimentos e/ou alturas também foram considerados.

Em cada voo de teste, o sistema 3D LANZA DADR apresentou resultados altamente satisfatórios e demonstrou capacidade de detecção e rastreamento de alvos contínua e precisa.

O 3D LANZA DADR é a última geração de radares da família 3D LANZA da Indra e será usado como parte do componente de comando e controle aéreo desdobrável (DAC) da OTAN e por várias Forças Aéreas, incluindo a Força Aérea Espanhola e a Força Aérea Real do Reino Unido da Grã-Bretanha.

A Indra é um dos principais fornecedores de radares 3D da Aliança, tendo vencido todos os concursos realizados nos últimos quinze anos. É também um dos fornecedores líderes mundiais desta tecnologia. Neste momento, está trabalhando na evolução dos radares Eurofighter e implementou o radar de vigilância espacial com que opera a Força Aérea Espanhola. A Indra é a coordenadora nacional do NGWS/FCAS e lidera o pilar de sensores de última geração deste programa, para além de ser a líder nacional dos dois pilares transversais e a principal parceira na nuvem de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário