domingo, 6 de fevereiro de 2022

F-15EX Eagle II dispara primeiro míssil durante evento de fogo real

Sobrevoando o Golfo do México, o mais novo caça da USAF, o F-15EX Eagle II , disparou com sucesso um míssil AIM-120D em 25 de janeiro. Como parte do 53º Wing's Combat Archer, um programa de avaliação do sistema de armas ar-ar , ou WSEP. Durante o voo, o F-15EX detectou o drone usando sensores a bordo, adquiriu uma pista de qualidade de armas e lançou o míssil no alvo. Depois de rastrear o lançamento do míssil e o voo em direção ao BQM-167, o tiro foi determinado como um sucesso do WSEP, momento em que o voo do míssil foi encerrado.

O lançamento bem-sucedido marcou a primeira arma disparada da aeronave e outro marco importante após mais de seis meses de testes integrados de desenvolvimento e voo operacional para o tiro.

“Esta foi uma verificação de ponta a ponta de todo o sistema de armas, que abrirá caminho para disparos de mísseis mais complexos no futuro”, disse Colton Myers, gerente de projeto de teste do F-15EX da Força de Teste Combinada do Programa de Voo Operacional.


Na foto acima, o major Benjamin Naumann e o major Mark Smith, pilotos do 40º Esquadrão de Teste de Voo, pilotam o F-15EX Eagle II se preparando para disparar um míssil AIM-120D durante uma missão do Programa de Avaliação do Sistema de Armas perto da Base Aérea de Tyndall, Flórida, 25 de janeiro , 2022. Este foi o primeiro tiro real realizado da mais nova aeronave da Força Aérea. (Foto da Força Aérea dos EUA por Tech. Sgt. John Raven)


Na foto acima o F-15EX Eagle II dispara um míssil AIM-120D durante uma missão do Programa de Avaliação do Sistema de Armas perto da Base Aérea de Tyndall, Flórida, em 25 de janeiro de 2022. Este foi o primeiro tiro real realizado a partir da mais nova aeronave da Força Aérea. (Foto da Força Aérea dos EUA por Tech. Sgt. John Raven)


Na foto acima o F-15EX Eagle II do 40º Esquadrão de Teste de Voo decola para uma missão do Programa de Avaliação do Sistema de Armas na Base Aérea de Tyndall, Flórida, 25 de janeiro de 2022 A tripulação a bordo disparou um míssil AIM-120 durante a surtida marcando o primeiro disparo ao vivo do mais novo caça da Força Aérea. O caça disparou o míssil contra um alvo aéreo BQM-167 sobre o Golfo do México. (Foto da Força Aérea dos EUA pelo 1º Tenente Lindsey Heflin)

Este não foi apenas o primeiro tiro real do F-15EX, mas também foi o primeiro míssil disparado para o piloto de testes experimental Maj. Benjamin Naumann. Uma grande parte do Combat Archer está fornecendo experiência de tiro ao vivo em primeira mão. Muitos pilotos realizam seu primeiro tiro ao vivo no WSEP.

“Estou honrado por ter a oportunidade de disparar a primeira arma, mas o maior sucesso é a verificação da capacidade do F-15EX de disparar um míssil”, disse Naumann. “Esta foto é outro passo importante para colocar a aeronave em campo para unidades de combate.”

Juntamente com o clima, precauções extras de segurança e configurações da aeronave, a tripulação de teste também deve levar em conta e voar em parâmetros de teste específicos ao disparar para garantir que os dados apropriados sejam coletados para análise.

“Em última análise, fazemos parte de um processo de desenvolvimento iterativo, validando os resultados esperados e fornecendo feedback à equipe sobre os sucessos ou coisas a melhorar”, disse Naumann. “Agimos como elo de ligação para trazer capacidades de combate ao combatente.”

O disparo do míssil é um dos muitos marcos para a equipe de testes do F-15EX na Base Aérea de Eglin . Apenas dois meses após a chegada , o F-15EX foi implantado no Northern Edge no Alasca. A aeronave foi levada ao limite no exercício multisserviço e uma quantidade significativa de dados foi coletada sobre o desempenho interno da aeronave e como ela se comportava com e contra outras aeronaves.

“O fato de que ambas as aeronaves foram capazes de mudar de um período de aceitação simplificado e implantar imediatamente para um grande exercício é uma prova da maturidade desta plataforma, bem como da experiência da equipe de testes combinada como um todo”, disse Myers. .

Após a implantação, o F-15EX passou por testes de voo e solo de desenvolvimento para incluir testes de sobrevivência em vários ambientes eletromagnéticos. Esta série de testes levou à descoberta e resolução de problemas identificados no sistema de software Suite 9 do F-15EX, levando a um produto mais maduro e estável, de acordo com Myers.

“Para uma nova plataforma, fizemos um progresso incrível em um curto período de tempo”, disse Myers. “Não conheço nenhuma outra plataforma que tenha passado por um programa de testes tão rápido e tem sido incrível fazer parte da equipe que está trazendo isso para a realidade.”

Após os testes de desenvolvimento, chegou a hora de alguns testes operacionais em outubro. A aeronave foi enviada para a Base Aérea de Nellis , Nevada, para outro exercício focado no manto de domínio ar-ar que herdará do F-15C. Este exercício provou que, embora a plataforma ainda precise de mais desenvolvimento, é completamente capaz de cumprir seu papel de domínio aéreo esperado, de acordo com Myers.

Myers disse que o avanço do programa e os sucessos do F-15EX nos últimos 10 meses se devem aos esforços de testes integrados da 96ª Ala de Testes e do 53º GT.

“A estratégia combinada DT/OT (testes de desenvolvimento e testes operacionais) tem sido fundamental para o sucesso do nosso teste, permitindo-nos quebrar o molde dos testes 'tradicionais', resultando em um produto geral melhor para o combatente e em um menor linha do tempo do que se adotássemos a abordagem tradicional”, disse Myers.

“O esquadrão ficou entusiasmado em ajudar a orquestrar e apoiar esta foto histórica com nossa organização irmã de Eglin”, disse o major Andrew Smith, gerente do programa F-15C WSEP. “O F-15EX representa a próxima era de capacidades ar-ar e a oportunidade de executar um primeiro tiro utilizando essa plataforma foi monumental.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário