sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Prime You registra aumento de 96% no total de horas voadas no último ano

A aviação executiva cresce de forma acelerada, impulsionada por fatores econômicos, destacadamente a redução dos voos na malha comercial e os cancelamentos ocasionados pela pandemia da COVID-19. A Prime You -- pioneira e maior empresa da América do Sul de compartilhamento de bens de luxo, como jatos executivos e helicópteros -- é um exemplo dessa tendência, e registrou um crescimento expressivo nos seus voos nos dois últimos anos. Em 2020, o crescimento já tinha sido de 20% e, em 2021, o número de voos cresceu mais 96%.

De acordo com a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), a movimentação da aviação executiva no Brasil em 2021 foi 20% maior do que 2020, e um dos fatores que contribuíram para esse crescimento foi o aperto da malha convencional. A WingX, empresa de consultoria especializada em tendências do setor aeronáutico, aponta um aumento, apenas na América do Sul, de 52% nas decolagens de aviões executivos nas últimas quatro semanas de 2021, comparado ao mesmo período de 2019.

A crise sanitária tem um papel fundamental nessa mudança de comportamento, pois diversas empresas, executivos e pessoas físicas optaram por utilizar o transporte executivo, por ter um menor contato com outras pessoas, inclusive com flexibilidade de horários e destinos. Nesse contexto, a aviação executiva decolou e, consequentemente, a propriedade compartilhada ganhou força, tornando-se uma opção diante da aviação comercial e também do modelo de propriedade exclusiva de aeronaves da aviação executiva.

“No momento que o mundo se retrai por conta da insegurança causada pela pandemia, com consequente redução de malhas e voos na aviação comercial, e pela indisponibilidade de aeronaves novas e usadas no mercado, nós estamos conseguindo garantir plena disponibilidade de aeronaves para os clientes já existentes e novos cotistas”, conta Marcus Matta, CEO e fundador da Prime You; ele lembra que quem busca comprar uma aeronave nova enfrenta uma fila de espera superior a dois ano, situação esta que não ocorre no modelo de negócio da Prime You, onde há cotas para comercialização e entrega imediata.

Para fazer frente ao crescimento da demanda, a Prime You incrementou a sua frota nos dois últimos anos, com a aquisição de dois Phenom 300, fabricados pela Embraer; um Learjet 60, da Bombardier, e um helicóptero EC 155 B1 fabricado pela Airbus, totalizando quatro novas aeronaves, o que colocou a empresa em uma vantagem competitiva diante dos fatores que vêm impactando o mercado.

“Hoje não há no mercado aviões para pronta entrega no Brasil e no mundo, o que tem levado muitas pessoas a repensarem a propriedade exclusiva e a considerarem o modelo de propriedade compartilhada, buscando players que possam disponibilizar aeronaves”, observa Matta, ao destacar que, a isso, adicionam-se outros benefícios do modelo compartilhado, como o menor valor investido, a flexibilidade, o atendimento personalizado e a conveniência dos serviços.

No modelo de propriedade compartilhada, mesmo que a aeronave esteja em manutenção ou até mesmo voando com outro cotista, o usuário do sistema pode ter a sua disposição outra aeronave da frota para voar.

Na Prime, o proprietário da cota pode escolher o período e a data em que deseja utilizar a aeronave. No caso dos jatos, eles são compartilhados por apenas três cotistas permitindo oferecer um atendimento superexclusivo e uma alta disponibilidade da aeronave. Além disso, a empresa cuida da gestão da aeronave, incluindo a contratação de tripulação, o serviço de hangaragem, a manutenção e toda a gestão do bem.

Destinos de lazer, como Trancoso, no Sul da Bahia, e Angra dos Reis, no litoral fluminense, estão entre os locais que os usuários do sistema têm se deslocado com maior frequência, além de outras rotas mais curtas utilizadas para evitar os transtornos do trânsito e garantir a segurança no trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário