sábado, 23 de abril de 2022

Avião Solidário transporta gratuitamente animais silvestres no Brasil para proteger espécies de aves e mamíferos

A LATAM Cargo, por meio do programa Avião Solidário, realizou nesta semana o transporte gratuito de quatro animais silvestres em ação coordenada em parceria com IBAMA, Instituto Onça-Pintada, de Goiás, e Parque das Aves, de Foz do Iguaçu, para ajudar a preservar rolinha-roxa, macaco-aranha e preguiça. O programa coloca, há mais de 10 anos, à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a malha da LATAM para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Na segunda-feira (18/4), ocorreu o transporte de um casal de aves da espécie rolinha-roxa (Columbina Talpacoti). Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Florianópolis, Santa Catarina, sob os cuidados do Instituto Espaço Silvestre, e foram transportados para o Parque das Aves para o fortalecimento das ações de conservação dessa espécie. Os animais foram transportados de Florianópolis para São Paulo/Congonhas no voo LA3457 e seguiram para Foz do Iguaçu no voo LA3110, que pousou em seu destino às 19h10.

Os dois animais farão parte das ações de manejo atualmente desenvolvidas no Parque das Aves para viabilizar a conservação de uma espécie muito similar: a rolinha-do-planalto (Columbina Cyanopis), que está ameaçada de extinção. Ou seja, as aves serão aproximadas com outros animais que hoje vivem no Parque das Aves para formação de casais visando a reprodução.

“O transporte da LATAM é crucial para fortalecer os esforços atualmente empregados pelo Parque das Aves e seus parceiros em projetos de conservação que estão em desenvolvimento. Essa parceria contribui com o abrigo e acolhimento de animais que por ações antrópicas não têm a possibilidade de retornar ao seu ambiente natural, bem como no transporte de animais que são peças-chave para a conservação direta ou indireta de espécies muito ameaçadas de desaparecer. Ações de conservação nunca são realizadas de maneira isolada, assim parceiros que possibilitem que as ações necessárias sejam conduzidas com eficiência, tanto em ambiente natural, quanto dentro da instituição, tem importância vital”, destaca Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.

Na quarta-feira (20/4), foi a vez de uma preguiça, Bradypus tridactylus, e de um macaco-aranha, Ateles belzebuth, serem transportados. Vindos de Boa Vista, ambos os animais foram retirados dos seus pais muito jovens e não aprenderam a se defender e buscar alimentos no meio silvestre, tornando-se assim vulneráveis à predação. O destino dos animais é o Instituto Onça-Pintada, que é reconhecido pelo IBAMA (https://jaguar.org.br/), localizado na região rural de Mineiros, no interior de Goiás. Os animais foram transportados de Boa Vista para Brasília por meio do voo LA3709 e seguiram para Goiânia no voo LA3734, chegando ao seu destino às 20h10.

Parceria LATAM Cargo e IBAMA

Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo utiliza toda a sua experiência logística e a malha aérea da própria LATAM Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado e segurança, deixando parte do porão de cargas da aeronave exclusivo para operação, onde uma posição é reservada para o acondicionamento da espécie, sempre visando seu conforto e redução do estresse causado pela viagem. Além disso, a parceria entre a LATAM Cargo e o Ibama tem viabilizado o transporte gratuito de animais em perigo de extinção ou em cativeiro ilegal, somente este ano foram 115 animais voando pelo Programa Avião Solidário.

Avião Solidário e a estratégia de Sustentabilidade do Grupo LATAM

O programa Avião Solidário é um dos projetos mais importantes do Grupo LATAM no contexto da sua estratégia de Sustentabilidade, com compromissos assumidos em três frentes: Economia Circular, Mudança Climática e Valor Compartilhado.

“O Avião Solidário edifica em todas as suas frentes, o compromisso da companhia com a sustentabilidade. Nesses casos específicos de gestão ambiental por meio do transporte de animais silvestres, o trabalho em conjunto com as instituições de preservação é a somatória de muitas mãos determinadas a salvar e preservar o direito à vida das espécies ameaças”, afirma Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

Entre as metas da companhia, está a compensação de 50% das emissões de voos domésticos até 2030, estabelecendo um caminho para ser carbono neutro até 2050; o desenvolvimento de projetos de conservação e reflorestamento de ecossistemas, como a Amazônia, junto com a The Nature Conservancy (TNC); e a eliminação total de plásticos de uso único em 2023, em linha com a meta de resíduo zero para aterros sanitários até 2027.

Desde o início da pandemia, o Avião Solidário, que há 10 anos, beneficia a América Latina, por meio da LATAM Cargo, já transportou gratuitamente testes rápidos, medicamentos, máscaras, entre outros itens, beneficiando diretamente diversas localidades no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina. Com o surgimento das vacinas contra a Covid-19, o programa também se colocou à disposição das autoridades para transportá-las gratuitamente dentro destes países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário