quinta-feira, 21 de abril de 2022

O ousado Citroën SM: conforto, beleza e muita eficiência


Em um dos capítulos da incrível história da Citroën, trazemos um pouco mais sobre o prestigioso e potente modelo “SM”.

Apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra em 1970, o Citroën SM (Sport Maserati), trouxe ao mercado soluções técnicas da época, como a suspensão hidropneumática, inaugurada pelo sedã DS, entre outras novidades. Com um design forte e marcante, esse GT cupê de duas portas e quatro lugares teve sua linha aerodinâmica projetada por Robert Opron, famoso designer automotivo francês, que trouxe um visual futurista ao modelo, chamando muita atenção por onde passava.

O Citroën SM foi o veículo mais exclusivo já feito na década de 1970, combinando uma carroceria Gran Turismo com a suavidade da suspensão hidropneumática. Todos movidos por um imponente motor V6 de origem Maserati. O sistema de direção hidráulica progressiva Diravi, com apenas duas voltas, completava o incrível conjunto, tornando sua condução muito agradável. O Citroën SM foi também o primeiro modelo produzido em série na Europa com regulagem de altura e profundidade do volante.

Participar em atividades desportivas internacionais, vencer o rali de Marrocos e muitos outros. O SM era, de fato, um Gran Turismo que atendia às expectativas de quem queria dirigir um veículo com potência aliado ao melhor conforto visto nos melhores modelos de luxo da época. Era largo, baixo, muito elegante e decididamente aerodinâmico (seu coeficiente era 0,26; índice surpreendente até os dias atuais).

Algumas versões especiais do SM foram produzidas, como a feita para o então presidente da França, Georges Pompidou. Mas as versões tradicionais foram muito apreciadas por clientes famosos, como Johan Cruyff, Jay Leno, o ator Burt Reynolds e o também ator Daniel Craig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário