terça-feira, 24 de maio de 2022

Parceria entre LATAM e Revoada auxilia mulheres em situação de vulnerabilidade social

A LATAM deu início em janeiro deste ano no Brasil ao seu primeiro projeto de upcycling de uniformes usados, por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS) e especializada em reutilização criativa (upcycling). A iniciativa, que começa com o reaproveitamento de 10 toneladas de uniformes usados, também está desempenhando papel importante para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social.

Até o momento são 12 integrantes do Grupo Mulheres de Mãos Dadas, costureiras da periferia da cidade de Esteio, próxima a Porto Alegre, beneficiadas pelo projeto. Elas atuaram nas etapas de higienização e separação das peças, além da descaracterização dos uniformes.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a LATAM. O projeto de reinvenção dos uniformes está impactando positivamente o meio ambiente e a vida de muitas pessoas, sobretudo mulheres, que estão tendo a oportunidade de trabalhar no projeto e gerar renda para suas famílias. Acreditamos muito na inteligência sustentável e no poder do trabalho em rede, onde todos ganham e juntos solucionamos grandes desafios. A Revoada tem orgulho em fazer parte desta jornada da LATAM rumo à sustentabilidade e à economia circular”, destaca Itiana Pasetti, uma das sócias fundadoras da Revoada.

As peças descaracterizadas estão sendo doadas para entidades que geram impacto social e para cooperativas de costureiras e artesãs da localidade. A expectativa é que cerca de 100 moradoras da região que dependem da costura para ajudar na renda familiar sejam beneficiadas. Além da matéria-prima para upcycling, a LATAM encomendou a produção de 1 mil brindes corporativos para uso da própria companhia. O material será transformado em shoulder bags. As moradoras também receberam no mês de abril um workshop sobre reforma e upcycle ministrado pela equipe da Revoada, aprendendo novas técnicas para reinventar peças de roupas já existentes em novos produtos.

Com a parceria, cerca de outras 10 entidades que atendem homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social estão recebendo roupas para uso durante o trabalho ou no dia a dia.

“Esperamos ter ainda muito mais toneladas de uniformes para transformação, com isso daremos continuidade a este projeto que está alinhado com os nossos compromissos de promover uma economia circular mais inclusiva, estimulando a empregabilidade e, consequentemente, a autonomia financeira de mulheres em situação vulnerável. A parceria com a Revoada está possibilitando concretizar frentes importantes que defendemos e apoiamos, como a inclusão e o empoderamento da mulher no papel de líder de projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas da sociedade”, ressalta Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

O compromisso de longo prazo do Grupo LATAM com a sustentabilidade

Atualmente, a destinação inteligente de uniformes usados do Grupo LATAM já acontece em suas afiliadas no Peru, Colômbia e Equador - e também deve ser iniciada em breve no Chile.

A parceria com a Revoada é mais um importante passo para a agenda de sustentabilidade do Grupo LATAM, que recentemente marcou presença na Semana de Moda de Paris a partir da utilização de uma jaqueta feita de uniformes usados da companhia pela influenciadora e jornalista Thai de Melo Bufrem.

Na estratégia de sustentabilidade, a empresa atua nas frentes de Economia Circular, que tem como foco eliminar o uso de plásticos de uso único até 2023 e ser resíduo zero para aterros sanitários até 2027, além da de Mudanças Climáticas e de Valor Compartilhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário