terça-feira, 21 de junho de 2022

Exercício Fúria 2022 da Força Aérea Argentina: Missão Cumprida


Em 12 de junho, os Sistemas de Armas A-4AR Fightinghawk da V Brigada Aérea Villa Reynolds (San Luis) chegaram à III Brigada Aérea da Reconquista; IA-63 Pampa III da VI Brigada Aérea de Tandil (Buenos Aires); e Texan T-6C da Escola do Grupo Aéreo da Escola de Aviação Militar (EAM) para participar das ações previstas para o trecho final do exercício "Fúria 2022".


Durante o dia, os funcionários da Instituição receberam a visita do chefe do Comando de Treinamento e Alistamento (CAA), Brigadeiro Fernando Mengo, que compareceu junto com o Chefe de Gabinete do CAA, Comodoro Fabián Capellino, para supervisionar pessoalmente o alistamento dos meios de comunicação mobilizados e o nível ótimo de recursos oferecidos pelos Sistemas participantes do Exercício.

As mais altas autoridades percorreram as áreas estabelecidas na plataforma para cada Sistema de Armas, pilotos, tripulações e técnicos das Unidades participantes do Exercício. Além disso, visitaram os locais designados para realizar as operações em andamento, fazendo parte da atividade como observadores em terra e a bordo dos meios envolvidos nas missões operacionais.


O último dia foi marcado pelo desenvolvimento das operações aéreas dentro de um pacote de apoio ao ataque/combate da componente terrestre, com ações de:

- Busca e Salvamento em Combate (BYRCOM) do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Força Aérea Argentina através do Sistema de Armas Bell 412 EP.

- A proteção de meios próprios através de Escolta Amarrada composta por aeronaves EMB-312 Tucano e helicópteros Hughes 500-D, e Escolta Desatada com IA-63 Pampa III.

- A implementação do Rescue Combat Air Patrols (RESCAP) com aeronaves A-4AR Fightinghawk.

- O uso do Texan T-6C como meios de combate aéreo hostil.

- Realização de missões de Navegação Tática e Ataque Aéreo com o GOE.

- Fechar Apoio de Fogo Aéreo (AFAC).

- Alerta CASEVAC (CASualty EVACuation).

- Disparo lateral de meios aéreos transportados de dia e de noite com dispositivos de visão NVG.

- Night Air Assault com dispositivos de visão NVG.

Por fim, é necessário destacar que nos últimos dois dias (sábado e domingo) foi realizado o esforço máximo de combate, onde se registrou o maior número de partidas de aeronaves e horas de voo, apresentando saldos amplamente positivos em geral quanto ao grau de treinamento do pessoal e alistamento dos meios disponíveis, bem como a integração dos Sistemas participantes e suas doutrinas específicas de uso na tarefa confiada.

(Fotos: Alf. Melina Fernandez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário