segunda-feira, 18 de julho de 2022

Airbus, Air Canada, Air France-KLM, easyJet, International Airlines Group, LATAM Airlines Group, Lufthansa Group e Virgin Atlantic assinam cartas de intenção para explorar soluções de remoção de carbono para a aviação

A Airbus e várias grandes companhias aéreas – Air Canada, Air France-KLM, easyJet, International Airlines Group, LATAM Airlines Group, Lufthansa Group e Virgin Atlantic – assinaram Cartas de Intenção (LoI) para explorar oportunidades de um fornecimento futuro de créditos de remoção de carbono da tecnologia de captura direta de carbono do ar.

A Captura e Armazenamento Direto de Carbono no Ar (DACCS) é uma tecnologia de alto potencial que envolve a filtragem e a remoção das emissões de CO 2 diretamente do ar usando ventiladores de alta potência. Uma vez removido do ar, o CO 2 é armazenado de forma segura e permanente em reservatórios geológicos. Como a indústria da aviação não consegue capturar na fonte as emissões de CO 2 liberadas na atmosfera, uma solução direta de captura e armazenamento de carbono no ar permitiria ao setor extrair a quantidade equivalente de emissões de suas operações diretamente do ar atmosférico.

As remoções de carbono por meio da tecnologia de captura direta do ar complementam outras soluções que proporcionam reduções de CO 2 , como o Sustainable Aviation Fuel (SAF), abordando as emissões remanescentes que não podem ser eliminadas diretamente.

Como parte dos acordos, as companhias aéreas se comprometeram a negociar a possível pré-compra de créditos de remoção de carbono verificados e duráveis ​​a partir de 2025 até 2028. Os créditos de remoção de carbono serão emitidos pelo parceiro da Airbus 1PointFive – uma subsidiária da O negócio Low Carbon Ventures da Occidental e o parceiro de implantação global da empresa de captura direta de ar Carbon Engineering. A parceria da Airbus com a 1PointFive inclui a pré-compra de 400.000 toneladas de créditos de remoção de carbono a serem entregues ao longo de quatro anos.

“Já estamos vendo um forte interesse das companhias aéreas em explorar remoções de carbono acessíveis e escaláveis”, disse Julie Kitcher, vice-presidente executiva de comunicações e assuntos corporativos da Airbus. “Estas primeiras cartas de intenção marcam um passo concreto para o uso desta tecnologia promissora tanto para o plano de descarbonização da própria Airbus quanto para a ambição do setor de aviação de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2050.”

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Airbus. Os créditos de remoção de carbono da captura direta do ar oferecem um caminho prático, de curto prazo e de baixo custo que permite que a indústria da aviação avance em suas metas de descarbonização”, disse Michael Avery, presidente da 1PointFive.

“A Air Canada tem orgulho de apoiar a adoção antecipada da captura e armazenamento direto do ar à medida que nós e a indústria da aviação avançamos no caminho da descarbonização”, disse Teresa Ehman, diretora sênior de assuntos ambientais da Air Canada. “Enquanto estamos nos primeiros dias de uma longa jornada e ainda há muito a ser feito, essa tecnologia é uma das muitas alavancas importantes que serão necessárias, juntamente com muitas outras, incluindo combustível de aviação sustentável e aeronaves cada vez mais eficientes e de novas tecnologias, para descarbonizar a indústria da aviação.”

“A sustentabilidade é parte integrante da estratégia do Grupo Air France-KLM. Ao mesmo tempo em que ativamos todas as alavancas já à nossa disposição para reduzir nossa pegada de carbono – incluindo renovação de frota, incorporação de SAF e ecopilotagem, também somos parceiros ativos em pesquisa e inovação, avançando no conhecimento sobre tecnologia emergente para melhorar seu preço e eficiência. Além da captura e armazenamento de CO2, a tecnologia abre perspectivas muito interessantes para a produção de combustível sintético de aviação sustentável. A carta de intenções que estamos assinando com a Airbus hoje incorpora a abordagem colaborativa que a indústria da aviação iniciou para encontrar soluções eficazes que atendam ao desafio de nossa transição ambiental. Somente juntos podemos enfrentar a emergência climática”, disse Fátima da Gloria de Sousa, vice-presidente de sustentabilidade da Air France-KLM.

Jane Ashton, Diretora de Sustentabilidade da easyJet, disse: “A captura direta de ar é uma tecnologia nascente com um enorme potencial, por isso estamos muito satisfeitos por fazer parte desta importante iniciativa. Acreditamos que as soluções de remoção de carbono serão um elemento essencial do nosso caminho para o net zero, complementando outros componentes e nos ajudando a neutralizar quaisquer emissões residuais no futuro. Em última análise, nossa ambição é alcançar zero emissões de carbono voando, e estamos trabalhando com parceiros em todo o setor, incluindo a Airbus, em vários projetos dedicados para acelerar o desenvolvimento de futuras tecnologias de aeronaves com zero emissões de carbono”.

Jonathon Counsell, chefe de sustentabilidade do IAG, disse: “A transição de nossa indústria exigirá uma variedade de soluções, incluindo novas aeronaves, combustíveis de aviação sustentáveis ​​e tecnologias emergentes. A remoção de carbono desempenhará um papel importante para permitir que nosso setor alcance emissões líquidas de carbono zero até 2050.”

“O DACCS representa uma maneira inovadora não apenas de remover o carbono líquido da atmosfera, mas também tem o potencial de desempenhar um papel no desenvolvimento de combustíveis sintéticos sustentáveis ​​para aviação”, disse Juan José Tohá, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do LATAM Airlines Group. . “Não há bala de prata para descarbonizar a indústria e contaremos com uma combinação de medidas para alcançar nossas ambições líquidas zero, incluindo maior eficiência, combustíveis de aviação sustentáveis ​​e novas tecnologias, apoiadas pela conservação de ecossistemas estratégicos e compensações de qualidade.”

Caroline Drischel, chefe de responsabilidade corporativa do Lufthansa Group, disse: “Atingir as emissões líquidas de carbono zero até 2050 é fundamental para o Lufthansa Group. Isso envolve investimentos de bilhões de euros na modernização contínua da frota e nosso forte compromisso com os Combustíveis de Aviação Sustentáveis. Além disso, estamos explorando novas tecnologias, como processos avançados e seguros de captura e armazenamento de carbono.”

Holly Boyd-Boland, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Virgin Atlantic, disse: “Reduzir a pegada de carbono da Virgin Atlantic é nossa prioridade número um de ação climática. Juntamente com nosso programa de transformação de frota, operações com eficiência de combustível e suporte à escalabilidade comercial de combustíveis de aviação sustentáveis, a remoção de CO 2 diretamente da atmosfera por meio de tecnologias inovadoras de captura e armazenamento de carbono se torna uma ferramenta poderosa para atingir nossa meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Esperamos fazer parceria com a Airbus e a 1PointFive para acelerar o desenvolvimento de soluções de Captura Direta de Carbono no Ar e Armazenamento Permanente junto com nossos pares do setor.”

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a remoção de carbono é necessária para ajudar o mundo a ir além da mitigação climática e apoiar o alcance de metas líquidas zero. Além disso, de acordo com o relatório Waypoint 2050 do Air Transport Action Group (ATAG), serão necessárias compensações (principalmente na forma de remoções de carbono) – entre 6% e 8% – para compensar quaisquer déficits remanescentes nas emissões acima da meta.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário