terça-feira, 19 de julho de 2022

Boeing revela modelo para mostrar as melhores rotas para o futuro de carbono zero


À medida que o setor de aviação comercial traça um caminho para emissões líquidas zero, a Boeing apresentou uma nova ferramenta de modelagem de dados para mostrar os cenários mais eficazes para chegar ao destino até 2050. O modelo inclui consultas com as principais universidades e continuará a ser usado com as principais partes interessadas. A empresa também compartilhou conceitos ilustrativos de hidrogênio e eletricidade que podem impulsionar o futuro do voo.

"Existem vários caminhos para um futuro em que a aviação tenha impacto climático zero. Criamos o Cascade com base em dados confiáveis ​​e modelos analíticos para permitir que os usuários explorem vários caminhos para o zero líquido. Acreditamos que esse modelo ajudará nossa indústria a visualizar, por pela primeira vez, o impacto climático real de cada solução, do início ao fim, e informar as estratégias mais prováveis ​​e eficazes", disse o diretor de sustentabilidade da Boeing, Chris Raymond , no Farnborough International Airshow.

Raymond demonstrou o Cascade, uma ferramenta de modelagem de dados que a Boeing criou com consultoria das principais universidades. A ferramenta avalia os principais caminhos da Boeing para descarbonizar a aviação e seu potencial poder de reduzir emissões por meio de:

- Renovação da frota de aviões

- Fontes de energia renováveis, como combustível sustentável, hidrogênio, propulsão elétrica

- Melhorias na eficiência operacional

- Tecnologias avançadas

O modelo Cascade avalia os impactos do ciclo de vida completo das energias renováveis, contabilizando as emissões necessárias para produzir, distribuir e usar transportadores de energia alternativos, como hidrogênio, eletricidade e Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​(SAF). A Boeing planeja utilizar a ferramenta Cascade com operadoras aéreas, parceiros do setor e formuladores de políticas para informar quando, onde e como as diferentes fontes de combustível se cruzam com os novos projetos de aeronaves.

"Temos que ter uma visão holística da descarbonização", disse Raymond. “E quando fazemos isso, fica claro que o combustível de aviação sustentável (SAF) é uma alavanca necessária.

Como parte da abordagem 'SAF e', a Boeing continua avançando na segurança e viabilidade de outras fontes de energia renovável e seu uso em aeronaves. Desde meados dos anos 2000, a Boeing realizou seis demonstrações de tecnologia de hidrogênio com aeronaves tripuladas e não tripuladas usando células de combustível de hidrogênio e motores de combustão. No ano passado, a Boeing testou com sucesso um criotanque projetado para o espaço com capacidade para armazenar 16.000 galões de hidrogênio líquido ou a energia equivalente ao combustível Jet A em um jato regional típico.

Além de seu trabalho em aplicações de hidrogênio, a Boeing investiu em aeronaves elétricas por meio de sua joint venture Wisk, que está trabalhando para trazer ao mercado o primeiro táxi aéreo totalmente elétrico e autônomo na atual aeronave totalmente elétrica eVTOL da Wisk dos EUA – em exibição no Farnborough Airshow -- realizou mais de 1.600 voos de teste bem sucedidos.

Informada pela extensa avaliação e teste da empresa de fontes de propulsão alternativas e suas parcerias de pesquisa, a Boeing hoje também compartilhou 'Conceitos de Voo Futuro' ilustrativos, descrevendo potenciais aeronaves híbridas, elétricas e movidas a hidrogênio.

"Nosso objetivo comum é possibilitar os benefícios sociais do transporte aéreo ao mesmo tempo em que atinge zero impacto climático em nosso planeta. Para tornar isso realidade, acreditamos que é melhor aprender e compartilhar nossas descobertas amplamente, com base em dados, pesquisas científicas e colaboração, enquanto trabalhamos juntos para descarbonizar a aviação", disse Brian Yutko , engenheiro-chefe da Boeing e vice-presidente de Sustentabilidade e Mobilidade Futura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário