A fabricante sueca de aviões elétricos Heart Aerospace revelou hoje atualizações significativas de design para sua primeira aeronave elétrica e confirmou a Air Canada, uma das maiores companhias aéreas da América do Norte e a Saab, empresa sueca aeroespacial e de defesa, como novos acionistas minoritários.
O novo projeto do avião, chamado ES-30, é um avião elétrico regional com capacidade para 30 passageiros e substitui o projeto anterior de 19 assentos da empresa, o ES-19. Ele é acionado por motores elétricos alimentados por baterias, o que permite que o avião opere com zero emissões e baixo ruído.
A Air Canada e a Saab investiram, cada uma, US$ 5 milhões na Heart Aerospace. Além de seu investimento, a Air Canada também fez um pedido de compra de 30 aeronaves ES-30.
“Estamos entusiasmados por ter dois parceiros tão fortes como a Saab e a Air Canada se juntando à nossa missão de eletrificar as viagens aéreas regionais. Crescendo na Suécia, a Saab é sinônimo de aeroespacial, e nossa parceria não apenas apoiará nosso programa, mas nos ajudará a fazer parte da orgulhosa herança aeroespacial sueca”, disse Anders Forslund, fundador e CEO da Heart Aerospace. “A Air Canada é um parceiro estrategicamente importante com uma das maiores redes do mundo operadas por turboélices regionais e como uma empresa progressiva e futura.”
“A Air Canada está muito satisfeita com a parceria com a Heart Aerospace no desenvolvimento desta aeronave revolucionária. Temos trabalhado arduamente com muito sucesso para reduzir nossa pegada, mas sabemos que atingir nossas metas de emissões líquidas zero exigirá novas tecnologias, como o ES-30. Temos toda a confiança de que a equipe da Heart Aerospace tem a experiência necessária para cumprir a promessa do ES-30 de um futuro de aviação mais limpo e verde”, disse Michael Rousseau, presidente e executivo-chefe da Air Canada.
O ES-30 tem um confortável assento de cabine de três andares e possui uma cozinha e um banheiro. A estiva da cabine e os compartimentos superiores serão adicionados ao grande compartimento externo de bagagem e carga e fornecerão às companhias aéreas flexibilidade de rede.
O avião também incluirá uma configuração híbrida de reserva, composta por dois turbogeradores movidos a combustível de aviação sustentável. O sistema híbrido de reserva é instalado para garantir os requisitos de energia de reserva sem canibalizar o alcance da bateria e também pode ser usado durante o cruzeiro em voos mais longos para complementar a energia elétrica fornecida pelas baterias.
Isso dá ao avião um alcance totalmente elétrico de 200 quilômetros, um alcance estendido de 400 quilômetros com 30 passageiros e flexibilidade para voar até 800 quilômetros com 25 passageiros, incluindo as reservas típicas das companhias aéreas.
“O ES-30 é um avião elétrico que a indústria pode realmente usar. Projetamos um avião econômico que permite que as companhias aéreas ofereçam um bom serviço em uma ampla variedade de rotas”, disse Anders Forslund, fundador e CEO da Heart Aerospace. “Com o ES-30 podemos começar a reduzir as emissões das viagens aéreas bem antes do final desta década e a resposta do mercado tem sido fantástica.”
“Isso reforça nosso compromisso com tecnologias e soluções inovadoras para a aviação sustentável. A Heart é pioneira na aviação elétrica comercial e esperamos contribuir para o futuro da aviação com nossa experiência no desenvolvimento de soluções na vanguarda da tecnologia”, diz Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
Encomendas anteriores do avião elétrico ES-19 da Heart Aerospace, feitas pela United Airlines e Mesa Air Group para um total de 200 aeronaves elétricas com opção para mais 100 aviões, são reconfirmadas para o projeto ES-30 atualizado.
“Desde o início, a Heart e a United estiveram na mesma página – com um foco agudo em segurança, confiabilidade e sustentabilidade. O novo design emocionante do Heart – que inclui capacidade de passageiros expandida de 19 para 30 assentos e um motor híbrido de reserva de última geração – é o tipo de pensamento revolucionário que trará verdadeira inovação à aviação”, disse Scott Kirby, CEO da United Airlines.
Além desses compromissos, muitos dos titulares de cartas de intenção (LOI) do ES-19 já atualizaram suas respectivas cartas para refletir o ES-30. Estas incluem as companhias aéreas nórdicas Braathens Regional Airlines (BRA), Icelandair e SAS, bem como a Sounds Air da Nova Zelândia. A Rockton, uma locadora sediada na Suécia que tem como missão focar em soluções sustentáveis para a indústria, acaba de assinar uma LOI para até 40 aviões.
No total, a Heart Aerospace possui LOIs para 96 ES-30s.
O ES-30 é um avião econômico que, além da economia significativa de combustível, é mais barato de operar do que um turboélice maior devido à sua propulsão elétrica. O avião também foi projetado para acomodar a evolução da tecnologia de baterias, o que aumentará seu alcance totalmente elétrico e o tornará ainda mais econômico ao longo do tempo.
Espera-se que o ES-30 entre em serviço em 2028.
Nenhum comentário:
Postar um comentário