quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Primeira missão Artemis da NASA à Lua usa foguete com núcleo principal construído pela Boeing


O foguete Sistema de Lançamento Espacial da NASA (SLS, na sigla em inglês), movido por um núcleo principal construído pela Boeing, foi lançado às 01h47 d ontem, 16,  (horário Eastern Time) do Centro Espacial Kennedy. Depois de 8,5 minutos de voo, o núcleo concluiu sua missão e se separou do estágio superior do foguete, enviando a espaçonave Orion da NASA em sua primeira jornada ao redor da Lua.

“Pela primeira vez em 50 anos, os Estados Unidos têm a capacidade de lançamento superpesado”, disse Jim Chilton, vice-presidente sênior da divisão de Espaço e Lançamento Space da Boeing. “Este voo teste foi uma demonstração de nossa inovação em engenharia. Estamos prontos para ajudar a NASA e seus parceiros internacionais a retomar a exploração humana do espaço profundo.”

Durante a missão, o núcleo principal foi capaz de testar várias funções importantes, como abastecer os dois tanques, acionar o sistema hidráulico, ligar os motores, executar programas de controle do vetor de empuxo durante o voo, esvaziar os tanques de combustível, desligar os motores e realizar as manobras de separação e descarte com sucesso.

“Foi um lançamento absolutamente maravilhoso, em termos visuais e técnicos”, disse John Shannon, vice-presidente e gestor do programa SLS da Boeing. “Este foguete controla forças incríveis enquanto acelera pela atmosfera. Além disso, executou a missão conforme projetamos. Agradecemos à nossa equipe e aos nossos parceiros pelo empenho para tornar este primeiro lançamento um sucesso.”

O núcleo principal do foguete tem quase 65 metros de altura e é composto por um tanque de oxigênio líquido de cerca de 740 mil litros, um tanque de hidrogênio líquido de mais de 2 milhões de litros, além de uma seção entre os tanques que une os dois reservatórios de combustível, uma barra dianteira superior que se conecta ao estágio superior do foguete e uma seção com quatro motores RS-25 que, juntos, produzem mais de 990 mil kg de empuxo. A equipe da Boeing responsável pelo núcleo principal da SLS trabalha dentro da instalação Michoud da NASA em Nova Orleans, Louisiana, e usa componentes fabricados por mais de 430 fornecedores dos Estados Unidos.

A equipe da Boeing está preparando os próximos núcleos para os respectivos voos. O Core Stage-2, ou CS-2, lançará a primeira tripulação do programa Artemis e está em fase de montagem final em Michoud. O CS-3 deve lançar o primeiro voo tripulado à Lua desde a Apollo, que incluirá a primeira mulher e a primeira pessoa não branca neste tipo de missão. Esse estágio está em produção em Michoud, assim como o CS-4. Além disso, o item de teste estrutural de um estágio superior mais novo e mais potente, conhecido como Exploration Upper Stage, está em fase de fabricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário