A LATAM, por meio de seu Avião Solidário - programa que já beneficiou mais de 130 milhões de pessoas e 4.600 animais na última década - realizou o transporte gratuito de uma fêmea de macaco barrigudo entre Manaus (AM) e São Paulo (SP). Esse é o sexto animal desta espécie transportado de forma gratuita pela companhia neste ano.
A macaca, batizada de Tainá, foi transportada de Manaus para São Paulo/Guarulhos no voo LA3523, chegou ao destino às 7h45 (hora local) e seguiu para o Zoológico de Sorocaba para se juntar a dois machos da mesma espécie - que também foram transportados pela LATAM em outubro - e formar um grupo social, para que no futuro possam se reproduzir e contribuir para a preservação da espécie, que é ameaçada de extinção.
Tainá chegou há pouco mais de um mês ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama no Amazonas (CETAS/IBAMA/AM), que fica localizado em Manaus e é proveniente de resgate, não podendo retornar à natureza. A sua ida ao Zoológico de Sorocaba foi uma recomendação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), órgão federal vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Vale destacar que o macaco barrigudo é uma espécie amazônica que vive em florestas bem preservadas e que a criação como animal de estimação é proibida e considerada crime ambiental.
Para este tipo de transporte, a LATAM Cargo, empresa de transporte de cargas do Grupo LATAM, utiliza toda a sua experiência logística e conectividade no Brasil. Os animais são transportados com todo cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, onde uma posição é destinada para o acondicionamento da espécie, sempre visando sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse do animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário