A nova ferramenta, FalconWays, será oferecida como um aplicativo de iPad no FalconSphere do flightbag eletrônico da Dassault, compatível com as ferramentas de planejamento de voo Jeppesen e Universal.
O FalconWays foi avaliado em uma campanha de voos longos entre os EUA e a Europa e pela Ásia, bem como em várias simulações. Durante os voos reais usando o FalconWays, as tripulações conseguiram reduzir o consumo de combustível em até 7%.
"Nosso novo aplicativo de voo FalconWays faz parte do compromisso mais amplo de nossa empresa com voos sustentáveis", disse o presidente e CEO Eric Trappier. "Ele ajudará os clientes da Falcon a atingir um novo nível de eficiência operacional e, ao mesmo tempo, reduzir os níveis de emissão da aviação."
O novo aplicativo permite que os pilotos façam o download de informações sobre o vento em todo o mundo e as combinem com planos de voo operacionais importados, ferramentas internas de desempenho e dados de otimização vertical, lateral e de número de Mach para recalcular o plano de voo. Os Falcons equipados com SATCOM podem atualizar o banco de dados durante a rota em voos longos para otimizar ainda mais a trajetória. A otimização da trajetória vertical e lateral pode ser realizada antes ou durante o voo.
A empresa lançará o FalconWays primeiramente no novo Falcon 6X extra widebody twinjet, que entrará em serviço nas próximas semanas. O aplicativo estará disponível no Falcon 8X no início do próximo ano, no 7X antes do final de 2024 e no Falcon 2000LXS/S no início de 2025.
O FalconWays é um aplicativo dedicado ao piloto, projetado internamente pelas equipes de engenharia e operações de voo da Dassault. Seus esforços geraram sete patentes e levaram à criação de vários algoritmos avançados para melhorar a eficiência do voo.
Implementado em toda a frota Falcon, o aplicativo permitirá economias significativas de combustível e de milhares de toneladas de CO2.
O novo aplicativo será demonstrado no estande da Dassault na NBAA (Business Aviation Convention & Exhibition), de 17 a 19 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário