domingo, 28 de janeiro de 2024

Forças Armadas Suecas participam de exercício da OTAN


Durante a Primavera, a Suécia participa no principal exercício da OTAN, Steadfast Defender 24. É o maior exercício da OTAN desde a Guerra Fria.

Steadfast Defender 24 é um nome abrangente para uma série de cerca de 18 exercícios diferentes que ocorrem de meados de janeiro até o final de maio. O cenário envolve um conflito simulado de início rápido com um adversário próximo. O principal objectivo é praticar a capacidade da OTAN de reforçar a Europa, deslocando tropas através do Atlântico, da América do Norte para a Europa.

“O exercício demonstrará claramente a determinação e capacidade da aliança para implementar o conceito de dissuasão e defesa em toda a área euro-atlântica”, afirma Carl-Johan Edström, Chefe do Comando das Forças Conjuntas no Quartel-General.

4.500 SOLDADOS DE TODOS OS RAMOS

A contribuição sueca para a série de exercícios varia dependendo do exercício específico. Atualmente, está confirmado que cerca de 4.500 soldados e marinheiros de todos os ramos de serviço e da guarda nacional participam no exercício norueguês Nordic Response 24, que decorre na Noruega, Suécia e Finlândia, de 3 a 14 de março.

Em Abril e Maio, haverá também a participação sueca no exercício Immediate Response 24. As Forças Armadas Suecas, em particular, conduzirão uma operação real na parte norte do país, enquanto aproximadamente mil soldados norte-americanos se deslocam da Noruega para a Finlândia através da Suécia. Isto irá aumentar a pressão sobre as estradas e os caminhos-de-ferro.

“A operação enquadra-se no que chamamos de apoio à nação anfitriã, a capacidade de receber assistência externa. Será visível na sociedade civil, principalmente no norte, afectando tudo, desde a segurança ao fornecimento de alimentos e combustível, bem como paragens de descanso para os soldados. Para nós, é uma grande oportunidade de participar quando a NATO exerce defesa colectiva”, afirma Carl-Johan Edström.

800 SOLDADOS DOS EUA LANÇADOS DO AR

O exercício Swift Response 24, que decorre parcialmente em Skillingaryd, em Maio, no sul da Suécia, também envolve o apoio do país anfitrião. Aproximadamente 800 soldados norte-americanos serão lançados do ar e depois transportados com helicópteros Black Hawk para Kvarn para realizar exercícios reais com munições reais. Além disso, há planos para lançar por via aérea um batalhão de obuseiros dos EUA com 220 soldados e peças de artilharia para disparo real no campo de tiro de Skillingaryd.

Da parte da Marinha, o foco principal está no exercício Baltops 24. É o exercício mais proeminente na região do Mar Báltico e inclui a integração de forças de combate aéreas e navais, ASW e vários tipos de operações anfíbias.

Uma parte significativa da série de exercícios Steadfast Defender 24 também terá lugar na Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário