sábado, 27 de janeiro de 2024

Airbus abre primeiro centro de serviços dedicado a todo o ciclo de vida de uma aeronave

O Airbus Lifecycle Services Center (ALSC) iniciou suas operações em Chengdu (China), oferecendo soluções para gerenciar todo o ciclo de vida de uma aeronave. Este centro é o primeiro do género a abranger, como balcão único, toda a gama de atividades, desde o estacionamento e armazenamento de aeronaves até aos serviços de manutenção, modernização, conversão, desmantelamento e reciclagem de vários tipos de aeronaves, bem como a distribuição controlada de peças usadas devido à desmontagem.

O Airbus Lifecycle Services Center em Chengdu é certificado pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

O Airbus Lifecycle Services Center cobre uma área de 717 mil metros quadrados e tem capacidade de armazenamento para 125 aeronaves. A unidade aumentará progressivamente as operações até 2025, empregando diretamente até 150 funcionários. Os edifícios principais obtiveram a certificação LEED (1) (Leadership in Energy and Environmental Design) para a sua construção, o que é um primeiro passo para reduzir os impactos ambientais das operações no site ALSC.

“Estou feliz em ver o Airbus Lifecycle Services Center entrar em operação em Chengdu”, disse Cristina Aguilar, vice-presidente sênior de atendimento ao cliente da Airbus. “Isso ecoa nosso propósito de sermos pioneiros no setor aeroespacial sustentável e mostra nossa abordagem à responsabilidade ambiental em todo o ciclo de vida da aeronave. O nosso centro de serviços é um grande exemplo da cooperação sino-europeia no desenvolvimento da economia circular para a indústria da aviação.”

O Airbus Lifecycle Services Center reúne sob o mesmo teto uma joint venture entre a Airbus, a Tarmac Aerosave e a cidade de Chengdu, juntamente com a empresa Airbus Satair. A Tarmac Aerosave traz para o projeto seus mais de 15 anos de experiência comprovada em armazenamento, desmontagem e reciclagem eficiente de aeronaves. Localizada no mesmo centro, a empresa Airbus Satair adquirirá aeronaves antigas e comercializará e distribuirá as peças usadas para completar o escopo completo dos serviços de ciclo de vida. Espera-se que 75% das aeronaves armazenadas no centro voltem a voar após armazenamento e atualização pela joint venture. As aeronaves restantes serão desmontadas com o processo exclusivo Tarmac Aerosave, recuperando cerca de 90% do peso da aeronave.

(Nota nº 1: Liderança em Energia e Design Ambiental ( LEED ) é um programa de certificação de edifícios verdes usado em todo o mundo. Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos US Green Building Council (USGBC), inclui um conjunto de sistemas de classificação para a concepção, construção, operação e manutenção de “edifícios verdes”, casas e bairros. O programa de certificação LEED visa ajudar os proprietários e operadores de edifícios a serem ambientalmente responsáveis ​​e a utilizarem os recursos de forma eficiente.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário