A Eve Air Mobility selecionou dois novos fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A Aciturri será responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos revestimentos e longarinas das asas, bem como as bordas de ataque e de fuga. A Crouzet fornecerá o controle do piloto, especificamente o joystick usado para controlar a aeronave em voo. Ambos os fornecedores assinaram acordos que contemplam o ciclo de vida da aeronave, incluindo a produção de protótipos, além do serviço e suporte operacional pós-venda.
"Enquanto avançamos com a produção do nosso primeiro protótipo, estamos fechando acordos de grande importância", destaca Johann Bordais, CEO da Eve. "Nossa prioridade é estabelecer uma relação sólida com cada um dos nossos fornecedores. Nesse sentido, Aciturri e Crouzet, empresas notáveis pela excelência e pelo suporte dedicado, são parceiras com as quais temos grande expectativa de colaborar, visando o início das operações para 2026 em diante."
A Aciturri possui uma extensa experiência no desenvolvimento de aeroestruturas para uma variedade de aeronaves. Sua especialização e competência em engenharia e na produção sustentável para o segmento de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) foram fatores decisivos para sua seleção como responsável pela fabricação da asa do eVTOL da Eve. Além disso, a Aciturri teve participação ativa na fundação da Clean Aviation - uma iniciativa público-privada na União Europeia que tem como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas.
A Crouzet assumirá a fabricação e o fornecimento dos controles do piloto, mais especificamente o manche, para o eVTOL da Eve. Com mais de um século de experiência em manufatura, a empresa é reconhecida pela produção de componentes mecatrônicos de alta qualidade utilizados em diversas indústrias, com destaque para as indústrias aeroespacial e de transporte. O design ergonômico do manche do eVTOL será pensado para assegurar o conforto do piloto e oferecer uma resposta imediata aos seus comandos.
Os novos fornecedores se juntam à Garmin, Liebherr Aerospace e Intergalactic, que foram anunciados em outubro de 2023, e à Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, BAE Systems e DUC Hélices Propellers, cujas parcerias foram divulgadas no Paris Air Show do mesmo ano. Em janeiro deste ano, a Eve selecionou quatro nomes adicionais, incluindo Thales, Honeywell, RECARO Aircraft Seating e FACC.
O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.
Em julho, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.
Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de UAM em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário