domingo, 18 de fevereiro de 2024

Hanki 24 testará conceito operacional da Força Aérea Finlandesa em condições de inverno

 


A Força Aérea Finlandesa organizará o exercício aéreo Hanki 24 de 26 de fevereiro a 2 de março de 2024. Aproximadamente 40 aeronaves e 3.800 aviadores participarão do exercício.

O Hanki 24 será o principal exercício da Força Aérea para 2024, com foco no treinamento dos reservistas da Academia da Força Aérea e da Ala Aérea da Lapônia. No total, o exercício envolverá cerca de 3.800 militares, incluindo 2.300 reservistas. As principais bases operacionais do exercício serão Tikkakoski em Jyväskylä e Rovaniemi. No entanto, para praticar o emprego ágil de combate, as aeronaves participantes operarão também a partir de outros aeródromos em toda a Finlândia.

"O objetivo do exercício é desenvolver a prontidão e as capacidades da Força Aérea. Treinaremos operações de base e a implementação de operações aéreas de grande força a partir de locais dispersos. Um dos objetivos mais importantes do treinamento é dar aos nossos reservistas a prática, em condições de inverno, das tarefas previstas no conceito operacional da Força Aérea", afirma o Diretor do Exercício, Brigadeiro-General Timo Herranen , Chefe do Estado-Maior do Comando da Força Aérea da Finlândia. 

Combate em condições de inverno - no ar e nas bases

Cerca de 40 aeronaves estarão envolvidas no exercício, sendo 30 delas caças multifuncionais F/A-18 Hornet. Além dos Hornets, o exercício incluirá treinadores a jato Hawk, bem como aeronaves de transporte e de ligação. Destacamentos de vôo do exterior não serão vistos no exercício, mas o pessoal do centro de controle e relatórios da Força Aérea Real participará, e os caças finlandeses também operarão a partir da Base Aérea de Kallax, na Suécia. A cooperação com os aliados da OTAN será desenvolvida no exercício Nordic Response 24, começando logo após o Hanki 24. 

O exercício Hanki 24 proporcionará treinamento em cenários versáteis e realistas, e as unidades praticarão combate no ar e nas bases. De acordo com o conceito de emprego ágil em combate da Força Aérea, as unidades de exercício também utilizarão uma faixa rodoviária adjacente ao campo de aviação em ambas as bases operacionais principais. A rodovia 4 em Tikkakoski e a estrada 9523 ( Norvatie ) em Rovaniemi serão fechadas ao trânsito. A Academia da Força Aérea e a Ala Aérea da Lapônia fornecerão informações sobre os preparativos para o desvio. 

As aeronaves da unidade de exercício que conduz missões de defesa aérea voarão não apenas das bases principais, mas também dos aeródromos de Oulu, Pudasjärvi, Vaasa e Kokkola-Pietarsaari, bem como da Base Aérea de Kallax em Luleå, na Suécia. Os caças que simulam o adversário no exercício operarão na Base Aérea de Rissala da Karelia Air Wing durante todo o evento. 

A atividade aérea do Hanki 24 envolverá operações de voo em baixas altitudes e voos supersônicos a uma altitude de mais de 10 quilômetros acima do continente. Durante o exercício, os caças utilizarão contramedidas como sinalizadores e chaff. As chamas podem ser vistas como pontos brilhantes momentâneos de luz no céu, e a palha pode causar ecos no radar meteorológico. 

O ritmo de operação do exercício aumentará gradativamente para que a maior parte das operações aéreas sejam realizadas a partir de quarta-feira, 28 de fevereiro. Na segunda e terça-feira, 26 a 27 de fevereiro, as missões serão concluídas até às 17h. De quarta a sexta-feira, 28 de fevereiro a 1 de março, as atividades aéreas decorrerão diariamente das 7h00 às 21h00 e no sábado, 2 de março, as operações aéreas serão concluídas até às 14h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário