A Helisul Aviação, maior operadora de helicópteros monoturbina civis da América Latina, e a Daedalean, desenvolvedora de aplicativos baseados em inteligência artificial (IA) para consciência situacional com sede na Suíça, anunciaram no último mês, durante a HAI HELI-EXPO 2024, evento anual da Helicopter Association International, que a Helisul selecionou o sistema de alerta de tráfego PilotEye da Daedalean para equipar sua frota.
O PilotEye da Daedalean é um sistema de consciência de tráfego com ADS-B (Transponder de Precisão) habilitado para IA para a detecção visual de tráfego não cooperativo. Sob os termos do acordo, o PilotEye se tornará o primeiro sistema habilitado por IA a ser instalado em uma frota inteira de aeronaves.
A Helisul irá modernizar seus helicópteros Airbus AS350 com IA e atuará como parceira de MRO (manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves) da Daedalean atendendo toda a América Latina para futuras instalações e manutenção do sistema.
“A Helisul sempre busca aproveitar o que há de melhor em tecnologias inovadoras que estejam alinhadas ao seu compromisso com a segurança”, disse Humberto Biesuz, Superintendente Executivo da Helisul. “Estamos orgulhosos de adotar o sistema de IA da Daedalean e de nos tornarmos a primeira operadora de helicópteros a apresentar a cabina de comando mais avançada do setor. Vemos um grande potencial na utilização dos sistemas de assistência ao piloto da Daedalean para melhorar ainda mais a segurança das nossas operações.”
O PilotEye da Daedalean – desenvolvido em colaboração com a Avidyne – é um sistema de consciência de tráfego aprimorado. Ele mescla ADS-B com imagens de vídeo em tempo real, alimentadas por câmeras montadas nas aeronaves, por meio de um computador de bordo que processa como uma rede neural. O modelo machine-learned da Daedalean é capaz de reconhecer todos os tipos de perigos aéreos, incluindo pássaros, drones, planadores, parapentes e outros objetos de voo não equipados com transponders.
Atualmente, o sistema avança no processo de certificação junto à Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA), com validação simultânea pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). A Daedalean também fornecerá o suporte necessário para a integração do seu sistema na frota da Helisul, bem como apoiará as etapas para a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC).
Com esta parceria, a Helisul se torna o primeiro cliente do PilotEye da Daedalean, permitindo à empresa ganhar experiência inicial com o sistema. A Helisul também poderá coletar dados em situações e ambientes específicos para seus projetos e serviços, como busca e salvamento. Esses dados permitirão que a Daedalean personalize seus algoritmos de acordo com as necessidades da Helisul.
“Este acordo permite que a Daedalean demonstre os benefícios de suas tecnologias inovadoras desde o primeiro dia”, afirmou a Dra. Yemaya Bordain, Presidente da Daedalean para as Américas. “Estamos entusiasmados em contribuir para a segurança das operações da Helisul, bem como em desenvolver em conjunto o sistema para criar o que chamamos de Inteligência Situacional, que é a capacidade do sistema não apenas de reconhecer o ambiente, mas de antecipar riscos futuros. Por meio desta colaboração, tanto a Helisul quanto a Daedalean poderão fazer grandes avanços em termos de segurança nos céus.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário