terça-feira, 18 de junho de 2024

Eurosatory: Leonardo apresenta o design e as capacidades da próxima geração do helicóptero AW249


O helicóptero de exploração e escolta de próxima geração AW249 teve sua estreia pública internacional na Eurosatory (Paris, 17 a 21 de junho) hoje, durante uma cerimônia oficial com a presença de representantes da indústria, da defesa italiana e delegações internacionais.

Resultado da forte colaboração entre o Ministério da Defesa italiano e a Leonardo, o AW249 (designado AH-249A NEES - Nuovo Elicottero da Esplorazione e Scorta - conhecido como 'Fenice') é o único projeto de helicóptero de combate ocidental em branco, em desenvolvimento para atender aos rigorosos requisitos operacionais emergentes para os próximos 30 anos ou mais. Ele aproveita capacidades e tecnologias não disponíveis em outros lugares atualmente, unindo de forma única e ideal uma nova evolução gradual da elevação militar vertical.

Para gerenciar um cenário de rápida evolução, o AW249 apresenta uma arquitetura aberta completa com crescimento adicional significativo e adaptação de sistema/capacidade para responder aos exigentes requisitos do mercado. Além do alto desempenho (velocidade, alcance, margem de potência e carga útil, condições Hot&High, capacidade de manobra para vôo inigualável), o núcleo do AW249 é sua capacidade de ser totalmente integrado e interoperável no moderno multidomínio. campo de batalha (ar-terra-mar-espaço-cibernético). O AW249 apresenta uma interface homem-máquina avançada com display de grande área e dispositivos de reconhecimento de gestos/tela sensível ao toque na cabine de assento tandem e um sistema de gerenciamento de batalha altamente sofisticado desenvolvido pela Leonardo. Os displays e um moderno capacete de piloto permitem que a tripulação acesse rapidamente informações críticas sobre o voo, a navegação e a missão, fornecidas por múltiplos sensores e conectividade avançada.

O AW249 pode realizar uma variedade de missões, incluindo escolta aérea, apoio aéreo aproximado, ataque de combate corpo a corpo e interdição aérea. O helicóptero também pode atuar como elemento de aquisição de informações de um sistema C4 (ISTAR), utilizando os sistemas de vigilância (próprios ou de unidades cooperantes) para escanear o território, identificar unidades terrestres (amigas e inimigas) para seu próprio utilizar ou divulgar a informação através de um canal seguro para o Centro de Comando e Controle. Portanto, o AW249 aproveita melhor as oportunidades avançadas de formação de equipes tripuladas e não tripuladas. Motores potentes permitem operações nas condições mais extremas com capacidade operacional a bordo projetada desde o início. O AW249 está equipado com um sistema de armas flexível que inclui foguetes guiados e não guiados de 70 mm, mísseis ar-ar guiados por infravermelho e mísseis guiados por radiofrequência ar-solo ou fibra óptica, além de uma metralhadora Gatling de 20 mm e 3 canos. A excelente capacidade de sobrevivência aproveita um avançado Conjunto Integrado de Auxílios Defensivos (IDAS), juntamente com assentos blindados e tanques de combustível tolerantes à balística, resistência a colisões e baixa detectabilidade, além da consciência situacional superior proporcionada por sua capacidade de navegação e fusão de sensores. O AW249 está sendo desenvolvido também com capacidades de simulação digital e uma abordagem de suporte técnico e serviço de treinamento de última geração, beneficiando-se de simulação de missão de alta fidelidade e realidade virtual e manutenção prescritiva por meio de coleta e análise de dados, entre outros.

Lorenzo Mariani, co-gerente geral da Leonardo, disse: “O AW249 resume os principais fatores vencedores e facilitadores que identificamos em nossa estratégia de defesa e segurança: digital e com forte uso de tecnologias de IA, conectados em um domínio/multidomínio/ cenário centrado na rede, ciberprotegido, com grande autonomia e capaz de operações colaborativas com sistemas pilotados remotamente. Tudo isso está totalmente incorporado em um sistema avançado que aproveita o que há de melhor em nossa posição competitiva no campo de aeronaves de asas rotativas e eletrônica aerotransportada. É por isso que também acreditamos que este é um setor com o qual podemos contribuir para um esforço coordenado mais forte na Europa. Estamos confiantes de que as características e possibilidades do AW249 representam uma proposta de valor altamente competitiva também para o mercado internacional.”

Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters, sublinhou: “Com o AW249 atingimos o topo, e possivelmente até ultrapassamos os limites além das expectativas, em nosso know-how de helicópteros militares. Demonstramos que podemos levar adiante todas as novas tecnologias e capacidades de missão, tornando o amanhã possível hoje em benefício do nosso parceiro militar. A colaboração com o Exército Italiano, a sua orientação inovadora e os requisitos claros foram fundamentais para este esforço. Gostaria de agradecer às autoridades de defesa italianas pelo seu forte apoio.”

Com peso máximo de decolagem de 8,3 toneladas, o AW249 está sendo desenvolvido para substituir a frota AW129 do Exército Italiano, que está chegando ao fim de seu ciclo de vida. Um protótipo AW249 realizou seu voo inaugural no verão de 2022. Quatro protótipos foram construídos desde então, com duas aeronaves voadoras envolvidas em desempenho, integração de sistemas e testes de carga útil e mais duas já concluídas e para começar a testar em breve. O contrato de produção está previsto para breve, com entregas ao Exército Italiano a começar em 2027. O AW249 está disponível para o mercado de exportação graças às suas excelentes capacidades e design moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário