terça-feira, 4 de junho de 2024

Leonardo comemora a inauguração da linha de produção PZL-Świdnik para os helicópteros AW149 das Forças Armadas Polonesas

A Leonardo, empresa global na indústria aeroespacial, defesa e segurança, demonstrou um forte compromisso com a Polônia através de parcerias estratégicas e investimentos nas capacidades de defesa do país, confirmado ainda mais com o mais recente marco alcançado hoje. Hoje a PZL-Świdnik, empresa polaca de propriedade integral da Leonardo, celebrou a abertura da linha de produção dos helicópteros AW149 das Forças Armadas Polacas e o lançamento das novas atividades de produção localizadas, cumprindo o seu compromisso com o novo programa de helicópteros.

A dedicação da empresa à transferência de tecnologia e à produção local contribuiu para o crescimento da base de competências do país e isto permitiu que novas tecnologias fossem entregues rapidamente ao cliente, garantindo que as Forças Armadas Polacas estivessem equipadas para enfrentar os desafios no campo de batalha com a última geração. helicóptero militar multifuncional AW149.

A cerimônia oficial de abertura teve lugar na presença de representantes e dignitários de instituições nacionais e locais, Leonardo, PZL-Świdnik e empresas parceiras. Esta conquista marca uma nova era tecnológica para ambas as fábricas da PZL-Świdnik, juntamente com a cadeia de abastecimento nacional e o serviço militar.

Parte da Leonardo, a PZL-Świdnik aproveita vantagens industriais únicas em termos de velocidade de entregas e flexibilidade para cumprir prazos desafiadores e requisitos de emergência, considerando o cenário geopolítico. Os primeiros AW149 foram produzidos em Vergiate (Itália), onde os trabalhadores poloneses receberam treinamento no local de trabalho e garantiram entregas pontuais dentro de um cronograma apertado, entregando os helicópteros 15 meses após a assinatura do contrato. A maioria dos AW149 das Forças Armadas Polonesas será produzida na Polônia.

O programa AW149 do Ministério da Defesa polaco baseia-se na produção localizada através do PZL-Świdnik, que é uma decisão estratégica da Polónia para garantir a segurança nacional e os principais benefícios industriais. O contrato para 32 AW149 foi assinado em Świdnik em 2022 e também cobre a integração dos sistemas do helicóptero, armamento dedicado, modernizações futuras e suporte técnico durante todo o ciclo de vida da frota polonesa de AW149. Graças à produção local, a Polónia ganha uma base logística nacional e instalações técnicas localizadas perto das Forças Terrestres Polacas, além de helicópteros de última geração.

Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters , disse: “PZL-Świdnik é um exemplo do mais alto nível de excelência dentro de nossa organização, obtendo resultados muito bons em todas as áreas e tem grande potencial para maior desenvolvimento. Em linha com isto, existem requisitos crescentes para que a nossa empresa sediada em Świdnik continue a evoluir de um fabricante para um interveniente-chave no mercado que gere contratos e entregas complexos. O programa do Ministério da Defesa polaco do AW149 é hoje um exemplo claro disso.

“A localização das capacidades industriais e logísticas para estes novos helicópteros para atender às necessidades da Polónia, aproveitar as capacidades únicas e estabelecidas há muito tempo do PZL-Świdnik e as suas competências profissionais combinadas com as excelentes capacidades operacionais dos AW149 proporcionarão vantagens incomparáveis ​​ao país.”

Jacek Libucha, presidente da PZL-Świdnik disse: “O ano passado foi um período de investimentos multimilionários, incluindo infraestrutura, equipamentos e instalações, especificamente no edifício onde agora está localizada a produção total do AW149. Juntamente com a produção do AW149, iniciamos uma nova era para as fábricas de Świdnik – isto ficou claro para mim desde o início, quando fui nomeado CEO da PZL-Świdnik – precisávamos de uma nova linha de produção de helicópteros mais moderna para desenvolver a nossa experiência, que deve vir com transferência de tecnologia de ponta. Isto também atende às necessidades de ponta das Forças Armadas e esses helicópteros lhes fornecerão o melhor apoio de combate da categoria. É para isso que a plataforma foi projetada.”

A nova linha de produção é um acelerador de mudanças, como foi quando o PZL-Świdnik se tornou um centro de excelência em aeroestrutura de helicópteros e contribuiu para o lançamento do programa AW139 há vários anos. Agora, pouco mais de uma década, as receitas da PZL-Świdnik mais do que quadruplicaram, gerando maiores vendas de exportação e uma base tecnológica e de produtos em expansão. O negócio sediado em Świdnik cresceu significativamente ao longo do ano, através da aquisição de novos contratos, alavancando investimentos tecnológicos e de capacidade garantidos pela Leonardo para se tornar um player sólido no mercado competitivo.

Na PZL-Świdnik um total de 3.240 funcionários (20% dos quais são engenheiros) dedicam-se a servir os seus clientes, enquanto a Polícia Militar Polaca é reconhecida como estratégica. A PZL-Świdnik emprega pessoal ambicioso, dos quais engenheiros constituem 20%, jovens iniciantes são um número crescente e os pilotos de teste de mais alto nível (nível 1) atendem às necessidades atuais e futuras do Exército Polonês e de outros clientes. Esses pilotos realizaram uma exibição dinâmica do AW149 durante a cerimônia de hoje.

O helicóptero militar multifuncional AW149

O contrato para 32 AW149, no valor bruto de 8,25 bilhões de PLN (aproximadamente 1,76 bilhão de euros), inclui pacotes de logística, treinamento e simulador. O pacote logístico inclui estoque de peças sobressalentes e consumíveis, além de equipamentos para movimentação em terra dos helicópteros. O pacote de treinamento e simuladores inclui treinamento abrangente de pilotos e pessoal técnico e a entrega de um conjunto de simuladores avançados e equipamentos de treinamento. A configuração dos novos helicópteros militares polacos permite missões de apoio ao combate, entre outras. Atendendo plenamente aos requisitos das Forças Armadas Polacas, a configuração incluirá também, entre outros, sistemas de observação, armas ligeiras, foguetes e mísseis guiados/não guiados e sistemas de autodefesa. O armamento, dependendo da variante e configuração do helicóptero, é instalado na cabine ou nos pontos rígidos externos do helicóptero. A plataforma AW149, já em serviço com operadores internacionais para uma gama de aplicações e em avaliação entre vários países, é ideal para modernizar frotas de helicópteros de defesa e substituir uma série de tipos antigos na categoria de peso médio. O AW149 é um helicóptero militar multifuncional de última geração projetado desde o início para atender às necessidades mais exigentes das forças armadas. A plataforma pode ser reconfigurada para executar uma ampla variedade de tarefas exigentes nas condições operacionais mais difíceis. Os avançados equipamentos, armas e tecnologias de sistemas do AW149, combinados com sua agilidade, alcance/resistência e altas margens de potência, os mais altos níveis de segurança e capacidade de sobrevivência, proporcionam aos usuários de defesa alta disponibilidade operacional, eficácia de missão e eficiência de custos da frota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário