A Textron Aviation anunciou o voo bem-sucedido de seu segundo artigo de teste de voo Cessna Citation Ascend (P1) à medida que aumenta o impulso de certificação para o mais novo jato executivo Citation. O voo marcante segue o protótipo Ascend, que completou seu primeiro voo em 2023, marcando a aeronave P1 como a primeira aeronave de teste de voo de produção em conformidade. O jato executivo Citation Ascend foi apresentado durante a Convenção e Exposição Europeia de Aviação Executiva (EBACE) de 2023, e a aeronave deverá entrar em serviço em 2025.
O voo inicial do P1, pilotado por Michael Bradfield e Maurice Girard, durou 1 hora e 24 minutos, atingindo uma altitude máxima de 13.500 pés com uma velocidade máxima de 308 nós. Como parte da estratégia de sustentabilidade maior da Textron Aviation, o voo do P1 foi alimentado inteiramente por combustível de aviação sustentável (SAF). A aeronave será usada para o programa de teste de voo, principalmente para testes de sistemas, incluindo propulsão, fatores humanos, controle ambiental e aviônicos.
"O voo bem-sucedido de hoje do segundo artigo de teste Citation Ascend marca outra conquista para o programa, e isso é um testamento para os muitos excelentes funcionários envolvidos neste projeto", disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia. "A aeronave continuou a ter um bom desempenho durante as fases de teste, e continuo confiante no ímpeto do programa e em nossos qualificados membros da equipe que o tornam possível."
Espera-se que o programa de certificação de testes de voo Citation Ascend conclua os testes de certificação com os dois artigos de teste – o protótipo e o P1. Até o momento, o programa acumulou mais de 400 horas de voo.
Sobre o Cessna Citation Ascend
A Textron Aviation projetou o Citation Ascend com base no feedback dos clientes para obter o máximo desempenho e conforto.
Com recursos elegantes e modernos, os clientes poderão desfrutar de muitos dos luxos encontrados nos campeões de vendas Citation Latitude e Citation Longitude, incluindo um piso plano para proporcionar espaço generoso para as pernas e flexibilidade aos passageiros. A aeronave oferecerá motores Pratt & Whitney Canada PW545D projetados para oferecer eficiência de combustível e maior empuxo, bem como aviônicos Garmin G5000 de última geração que apresentam o mais recente software e hardware, incluindo tecnologia de aceleração automática. O Ascend também possui uma unidade de alimentação auxiliar (APU) Honeywell RE100 [XL] aprovada para operações autônomas.
Com 19 portas de carregamento USB padrão e três tomadas universais em toda a aeronave, toda a tripulação e passageiros terão acesso a pelo menos uma porta de carregamento no Citation Ascend. A aeronave tem uma configuração padrão de assentos para nove passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário