sábado, 3 de agosto de 2024

Solução da Honeywell pretende melhorar a segurança nas pistas dos aeroportos

Com o intuito de aumentar a segurança nas pistas dos aeroportos, a divisão área da Honeywell está se preparando para lançar o Surf-A, um sistema de alerta de superfície que fornecerá um “terceiro par de olhos” para os pilotos de aeronaves. A empresa fez a demonstração da solução em junho em uma série de voos entre Seattle e Yakima, Washington, nos Estados Unidos, usando seu banco de testes Boeing 757. Se tudo correr conforme o planejado, a solução poderá ser certificada pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), agência norte-americana que regula o transporte aéreo, e estará disponível para comercialização em um prazo de 12 a 18 meses.


O Surf-A avisa os pilotos que estão na aeronave sobre o perigo de invasões, saídas ou outros incidentes que possam ocorrer nas pistas. O software usa dados GPS e ADS-B para monitorar o tráfego e fornece um alerta auditivo ao piloto quando seus algoritmos determinam que o avião está em uma trajetória que pode resultar em uma colisão nos próximos 30 segundos.

Os pilotos que usam a ferramenta podem ouvir quatro alertas diferentes: “tráfego na reta final”, “tráfego atrás da aeronave”, “tráfego na pista” e “tráfego cruzando a pista”. Além dos alertas auditivos, mensagens de texto também aparecem no display de navegação do piloto.

“O comandante é quem toma as decisões finais sobre o que fazer com essas informações”, disse Thea Feyereisen, pesquisadora técnica sênior da Honeywell Aerospace que está ajudando a desenvolver o sistema Surf-A. “Assim como se o seu copiloto tivesse dito: ‘Ei, tem alguém na pista’, a nossa solução funciona como ‘terceiro par de olhos’ para a equipe.”

A solução baseia-se no sistema de alerta e aconselhamento de pista já certificado da Honeywell e no software SmartRunway/SmartLanding, que usa a localização GPS da aeronave combinada com dados geográficos para fornecer alertas a bordo quando um piloto está em risco de ultrapassar a pista ou pousar em uma superfície errada. Essas ferramentas também podem alertar os pilotos quando os flaps de decolagem não estão ajustados, uma aproximação está instável ou se uma pista é muito curta, por exemplo.

A próxima evolução desta tecnologia da Honeywell é o Surf-IA (Consciência Situacional na Superfície do Aeroporto com Indicações e Alertas), que adiciona indicadores visuais mais sofisticados aos displays de voo. Desde 2018, a companhia têm realizado uma série de testes com essas ferramentas em colaboração com a Airbus e a Dassault.

Enquanto o Surf-IA se destina ao ajuste avançado em novas aeronaves, o Surf-A mais básico estará disponível, num período de 12 a 18 meses, como um retrofit acessível e simples de instalar, explicou Feyereisen. “Nosso desejo é que isso não seja apenas uma opção de adaptação futura, mas também de modernização, e levar essa capacidade a todos os tipos de aeronaves.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário