O transporte foi realizado conforme recomendações do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEMAVE/ICMBio) e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), seguindo as diretrizes previstas no Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica.
Os indivíduos nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, instituição reconhecida por ter experiência bem-sucedida de reprodução desta espécie. O destino final foi o Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, o qual foi selecionado para fazer parte dos esforços relacionados à Educação para Conservação, trabalhando em ações educativas que abordam a importância do projeto de conservação para salvar o mutum-de-alagoas da extinção.
O transporte gratuito foi realizado pela LATAM Cargo em voo que partiu de Foz do Iguaçu, com escala em São Paulo e destino final em Recife, evitando o deslocamento terrestre de quase 4 mil quilômetros entre as instituições e reduzindo para sete horas um percurso que levaria em torno de 50 horas se realizado exclusivamente via terrestre. Os indivíduos chegaram bem e estão em quarentena no Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife.
Nenhum comentário:
Postar um comentário