Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM na última quinta-feira (14/11), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um filhote macho de jaguatirica (Leopardus pardalis), ganhou um novo lar para cuidados e conservação da espécie.
O felino foi resgatado órfão e cuidado pela equipe técnica do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Tefé (NGI ICMBio), localizado no Estado do Amazonas. Posteriormente, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Manaus (AM). Sem a presença da mãe, e por ser um filhote, ele não conseguiria desenvolver sozinho habilidades de caça e de defesa necessárias para garantir a sua sobrevivência na natureza.
Após a devida análise da equipe, que considerou o status de conservação da espécie, o bem-estar do indivíduo e a possibilidade futura de integrar programas de conservação sob cuidados humanos, ainda inexistente para esta espécie, o filhote de jaguatirica foi destinado ao Zoológico de São Paulo. O zoológico dispõe de recinto adequado para o recebimento do animal e conta com uma equipe técnica capacitada para proporcionar as melhores condições de bem-estar.
O transporte foi realizado gratuitamente pela LATAM Cargo em voo direto de Manaus para São Paulo/Guarulhos, evitando um deslocamento terrestre entre as instituições de mais de 4 mil quilômetros, o que reduziu para 4h o transporte que levaria em torno de 54 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário