domingo, 10 de novembro de 2024
Kodiak 100 da Daher disponível com hélice de cinco pás para operação com flutuadores
A Daher anunciou a mais recente melhoria em sua aeronave Kodiak 100, integrando a hélice composta de cinco pás da Hartzell Propeller com uma função de trava de passo para operações aquáticas em flutuadores.
A hélice de cinco pás para Kodiak 100s foi introduzida pela Daher em 2023, e sua nova função de trava de passo permite que aeronaves equipadas com flutuadores sejam facilmente manobradas na água com maior controle e segurança porque a hélice pode ser ajustada em uma posição de passo fino durante a partida e o desligamento do motor.
“Isso marca outra melhoria para nossa família de aeronaves multifuncionais Kodiak, que está sendo cada vez mais procurada por agências governamentais, operadores comerciais e proprietários privados”, explicou Nicolas Chabbert, CEO da Daher Aircraft, ao anunciar o novo recurso na Convenção e Exposição de Aviação Executiva da National Business Aviation Association (NBAA-BACE) em Las Vegas, Nevada.
Todos os Kodiak 100s são entregues pela fábrica da Daher em Sandpoint, Idaho, com melhorias estruturais e operacionais para operações aquáticas, incluindo a capacidade de serem equipados com flutuadores Aerocet, juntamente com a aplicação de um selante especial de filete de folga de pele para proteção aprimorada contra corrosão em ambientes de alta salinidade, bem como reforços estruturais projetados necessários para suportar as cargas exclusivas associadas a pousos na água.
Além da disponibilidade da hélice de cinco pás com função de trava de passo nos novos Kodiak 100s de produção, a hélice composta pode ser adaptada nos Kodiak 100s em serviço por meio do programa Hartzell Top Prop.
Adaptada especificamente para uso em Kodiak 100s, esta hélice composta de cinco pás incorpora a tecnologia de cubo de hélice Raptor leve da Hartzell. Além de ser 13 libras mais leve do que a hélice de metal de quatro pás, a nova versão de cinco pás reduz a rolagem de decolagem do solo do Kodiak 100s em seis por cento no peso bruto máximo. Além disso, a hélice é durável por design, com um TBO (tempo entre revisões) de 4.000 horas/seis anos e uma garantia líder do setor de seis anos ou até 4.000 horas.
Entre as principais características das pás de hélice compostas estão a borda de ataque durável de níquel-cobalto, uma tela de erosão de níquel para proteção contra FOD (detritos de objetos estranhos), tinta de uretano para melhor proteção contra erosão e o uso de fibra de carbono de nível aeroespacial.
A hélice de cinco pás do Kodiak 100 também é 6,6 dB mais silenciosa, girando a 2.000 rpm para um torque máximo – que é 200 rpm mais lento do que a hélice de metal de quatro pás, proporcionando uma vantagem operacional em áreas sensíveis a ruído. Essa velocidade de rotação mais lenta reduz a vibração a bordo da aeronave também, e diminui o ruído de sobrevoo do Kodiak 100 para bem dentro do rigoroso requisito de 78 dB(A) da autoridade europeia de aeronavegabilidade da EASA. Com um diâmetro de 96 polegadas, a hélice composta de cinco pás tem uma distância do solo de 20 polegadas quando o Kodiak 100 é equipado com flutuadores.
Introduzida pela Daher em 2021, a versão Kodiak 100 Series III atualmente em produção é a terceira geração da família de aeronaves Kodiak 100 movidas a turboélice. Ela incorpora aprimoramentos e recursos padrão para maior segurança de voo, maior conforto na cabine, capacidades operacionais aumentadas tanto em pistas não melhoradas quanto na água com flutuadores, bem como qualidade atualizada e cobertura de manutenção mais abrangente.
As atualizações relacionadas à segurança de voo incluem a integração do radar meteorológico colorido totalmente estabilizado e com capacidade Doppler GWX 75 da Garmin com uma paleta de cores de alta definição que permite contornos mais detalhados de células de tempestade. Isso é um acréscimo a equipamentos padrão como o deck de voo totalmente integrado G1000 NXi da Garmin, o piloto automático GFC700 com proteção de envelope total e modo de nível, um indicador de ângulo de ataque (AOA), tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch, cartão habilitado para ChartView e a Tecnologia de Visão Sintética para referência de voo virtual.
As aeronaves Kodiak 100 Series III se qualificam para o programa de manutenção Kodiak Care de quatro anos da Daher, que cobre a manutenção programada até a quarta inspeção anual ou um tempo total de voo de 1.000 horas – o que ocorrer primeiro. Também está incluído o Programa de Manutenção ESP nível Gold da Pratt & Whitney Canada para o motor turboélice PT6A-34, juntamente com um ano de rastreamento de manutenção da CAMP Systems e uma assinatura de um ano para o banco de dados eletrônico NavData da Garmin.
Além da integração da hélice composta de cinco pás Hartzell no Kodiak 100, as hélices compostas de cinco pás da Hartzell são utilizadas em outras aeronaves turboélice em produção da Daher: o Kodiak 900 e o TBM 960/TBM 910.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário