terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Daher Aircraft entrega os primeiros aviões TBM 960 “birddog” à Conair em apoio a missões de ataque aéreo a incêndios florestais
A utilização das famílias de aeronaves TBM e Kodiak da Daher em tarefas multimissão se expandiu com entregas de dois TBM 960s de nova produção como aviões "birddog" para as operações da Conair Group Inc. no combate a incêndios florestais.
A seleção do TBM 960 pela Conair — que foi feita após a análise aprofundada de 50 tipos de aeronaves por esta empresa sediada no Canadá — marca a primeira aplicação do TBM em operações de ataque aéreo a incêndios florestais, o que envolve a implantação contínua do avião sobre um incêndio para monitorar a área afetada, avaliar riscos e criar estratégias para lançamentos de água/retardante por aviões-tanque.
Entre as muitas vantagens citadas pela Conair em sua escolha do TBM 960 pressurizado e movido a turboélice estão o desempenho superior da aeronave, padrões de design modernos, tecnologia avançada, alta confiabilidade e forte suporte da Daher como OEM (fabricante de equipamento original).
O primeiro TBM 960 encomendado pela Conair foi entregue em outubro passado da unidade de produção da Daher Aircraft e da linha de montagem final da TBM em Tarbes, França, seguido pelo segundo avião neste mês.
"A Conair pode contar com todos os recursos da nossa organização de suporte Daher Care, juntamente com o apoio da nossa ampla experiência multimissão que adquirimos por meio das operações das famílias de aeronaves TBM e Kodiak em todo o mundo", explicou Nicolas Chabbert, CEO da divisão Daher Aircraft.
Como as missões de ataque aéreo a incêndios florestais são altamente exigentes, os benefícios de segurança e consciência situacional projetados do TBM 960 para as operações da Conair incluem: a tecnologia digital e-copilot® da Daher para estabilidade eletrônica, proteção contra baixa velocidade e um modo de descida de emergência; o controle digital de canal duplo e alavanca única EPECS para o motor e a hélice; o avançado sistema de radar doppler que detecta raios e turbulência; e o sistema de pouso automático de emergência HomeSafe™ da aeronave.
Daher TBM 960s para operações de combate a incêndios florestais da Conair
Matt Bradley, presidente e CEO da Conair, declarou: "Estamos planejando nosso futuro selecionando o TBM 960 na modernização de nossa frota de birddog. A modernização com o TBM 960 garante que nossas aeronaves birddog não fiquem paradas quando mais necessárias devido à falta de peças de reposição, aumento de manutenção ou obsolescência." A
Conair está modernizando seus TBM 960s com aviônicos e equipamentos específicos para operações de incêndios florestais, permitindo que eles forneçam direção tática e estratégica para aeronaves de combate a incêndios aéreos que operam acima dos incêndios florestais. Durante a temporada de incêndios de 2025, ambos os TBM 960s serão implantados no Canadá, com um oficial de ataque aéreo da agência governamental no assento direito e um piloto da Conair no esquerdo. O oficial de ataque aéreo se comunica com todos os pilotos de aeronaves de asa rotativa e fixa envolvidas no combate a incêndios aéreos, juntamente com as equipes de solo - garantindo operações seguras e eficazes.
Mike Benson, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Conair, disse que a frota legada de aeronaves birddog da empresa está chegando ao fim de sua vida útil, dadas as condições exigentes nas quais operam continuamente, incluindo turbulência, calor, fumaça e elevações flutuantes.
“Os novos TBM 960s oferecem vantagens importantes para a resposta de combate a incêndios aéreos”, acrescentou Benson. “Eles são rápidos, acompanhando o ritmo de grandes aviões-tanque; oferecem visibilidade superior, fornecendo às equipes a capacidade de observar aeronaves em um espaço aéreo lotado; são capazes de voar baixo e devagar, mostrando aos aviões-tanque onde colocar lançamentos em um incêndio florestal; e podem ser convertidos em plataformas multifuncionais, se desejado por nossos parceiros de agências governamentais – incorporando as tecnologias usadas para mapear incêndios florestais ou fornecer capacidade de busca e resgate.”
As tarefas de birddog do TBM 960 da Conair serão baseadas nas aplicações multimissão comprovadas da família de aeronaves TBM, que incluem transporte militar/governamental e ligação, juntamente com suporte de teste de voo e cinematografia aérea — ambos os quais se beneficiam da capacidade de instalar cargas úteis nos dois hardpoints sob as asas da aeronave.
O outro avião com motor turboélice na linha de produtos da Daher — a aeronave utilitária Kodiak não pressurizada — é amplamente utilizado em todo o mundo em tarefas multimissão que variam de voos humanitários, monitoramento ambiental, evacuação médica e aplicação da lei a suporte de combate a incêndio, segurança pública e operações de paraquedas.
Duas versões Kodiak estão em produção na unidade industrial da Daher Aircraft em Sandpoint, Idaho: o Kodiak 100 fundamental e o Kodiak 900 de fuselagem mais longa, ambos oferecendo capacidade STOL (decolagem e pouso curtos) de locais fora do aeroporto e pistas de backcountry, juntamente com longos tempos de espera. Os Kodiak 100s também têm a capacidade projetada de serem equipados com flutuação para operação em terra e na água. Hoje, cerca de 100 aeronaves das famílias Kodiak 100/Kodiak 900 são utilizadas para tarefas multimissão em todo o mundo, registrando um total combinado de aproximadamente 35.000 horas de voo anualmente em tal serviço. Em 31 de dezembro de 2024, um total de 365 aeronaves Kodiak e 1.243 TBM foram entregues a proprietários e operadores internacionais, com a frota global acumulando quase três milhões de horas de voo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário