quarta-feira, 16 de abril de 2025

Força Aérea Real Holandesa e a Lockheed Martin Skunk Works® alcançam uma inovadora interoperabilidade com o F-35 em Ramstein Flag


A Lockheed Martin Skunk Works e a Força Aérea Real Holandesa (RNLAF) apresentaram o primeiro compartilhamento de dados confidenciais ao vivo fora dos Estados Unidos entre um F-35 em voo e o Keystone, um ambiente de Comando e Controle (C2) holandês em Ramstein Flag, exercício de Operações Multidomínio (MDO).

Neste exercício de voo em tempo real, caças F-35 holandeses, operando em um ambiente de Negação de Área Anti-Acesso, detectaram, identificaram e transmitiram com sucesso dados de alvos em múltiplos efetores terrestres simulados via Multifunction Advanced Datalink, através de um Open Systems Gateway (OSG) da Skunk Works, para o Keystone. O Keystone então transmitiu os dados para uma plataforma de artilharia de foguetes, que atingiu um alvo terrestre e confirmou o abate bem-sucedido, fechando efetivamente o ciclo. Todo esse processo foi executado do início ao fim em questão de minutos. Este é um primeiro e significativo passo à frente na integração multidomínio, comprovando a interoperabilidade do F-35 entre diversas nações aliadas em tempo real.

Ao desbloquear a vasta quantidade de dados de um F-35, o Skunk Works OSG permite que os sistemas de defesa aérea e antimísseis aliados recebam informações precisas sobre alvos, permitindo-lhes detectar, rastrear e derrotar ameaças com mais eficácia. Essa maior consciência situacional e interoperabilidade capacitam as forças conjuntas a responder de forma mais rápida e decisiva, fortalecendo, em última análise, a defesa coletiva de parceiros e aliados.

"O Ramstein Flag foi um sucesso retumbante, demonstrando o poder da colaboração entre as Forças Aéreas dos Estados Unidos na Europa – Forças Aéreas na África (USAFE-AFAFRICA) e a Skunk Works", disse o Comodoro Aéreo da RNLAF, Bert 'Vida' de Smit. "Estamos entusiasmados com os resultados e ansiosos para continuar este trabalho com nossos parceiros para impulsionar a inovação e aprimorar nossas capacidades integradas de combate."

"As capacidades conjuntas combinadas em todos os domínios demonstradas em Ramstein Flag representam um avanço nas operações multidomínio, enfatizando a capacidade do F-35 de se integrar perfeitamente aos ambientes C2 de nossos parceiros internacionais", disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works. "Esta conquista é uma prova da força de nossas parcerias com a RNLAF e a USAFE-AFAFRICA. A Lockheed Martin está acelerando a entrega de novas capacidades MDO que aumentam a eficácia das frotas de F-35 de nossos aliados para garantir a paz por meio da força aliada."

A Lockheed Martin Skunk Works está comprometida em fornecer soluções de arquitetura aberta que aprimorem os recursos de integração de vários domínios entre as forças aliadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário