quinta-feira, 1 de maio de 2025

Grécia encomenda oito helicópteros Airbus H215 para combater incêndios florestais

A Airbus Helicopters assinou um contrato com o Ministério da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia para a compra de oito helicópteros H215 (com opção para duas aeronaves adicionais) para apoiar o combate a incêndios florestais no país, após uma licitação conduzida pelo Mecanismo de Preparação de Projetos do Growthfund (Fundo Nacional da Grécia) em nome do Ministério. Este contrato é apoiado por dois fundos europeus e está alinhado com o Programa Aegis do Ministério, que visa aprimorar as capacidades das forças de Proteção Civil. O contrato será baseado em um modelo de "operado por contratantes governamentais" (GO-CO), para o qual a Airbus Helicopters fará parceria com as experientes operadoras de combate a incêndios H215, Airtelis e SAF Hélicoptères, para suporte técnico e operacional.

“A assinatura do contrato para a compra de novos helicópteros H215 representa um passo importante em nossos esforços para mitigar as consequências devastadoras da crise climática em nosso país”, disse Panagiotis Stampoulidis, vice-presidente executivo do Growthfund, sobre a importância do projeto. “Este é o maior contrato assinado no âmbito do Programa Nacional 'Aegis' para reforçar o mecanismo de Proteção Civil na Grécia com equipamentos modernos, e estamos muito satisfeitos que o Centro de Preparação de Projetos do Growthfund tenha concluído esta licitação com rapidez, transparência e eficiência.”

“Incêndios florestais queimaram, em média, de três a cinco milhões de quilômetros quadrados em todo o mundo nos últimos anos, com consequências ambientais significativas. É uma honra termos sido selecionados para apoiar o combate, com nossos helicópteros H215, que as comunidades gregas enfrentam todos os anos”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O H215 é usado em todo o mundo em missões de combate a incêndios, com sua capacidade de lançar mais de quatro toneladas de água por vez. Contar com operadores experientes, como a Airtelis e a SAF Aerogroup, é exatamente o que a Securité Civile francesa faz. A Airbus Helicopters é uma fornecedora de helicópteros de longa data para missões essenciais no país e, juntamente com nossos parceiros GO-CO, temos certeza de que o H215 será um recurso vital e confiável”, acrescentou.

O SAF Aerogroup é especializado em operações complexas de helicópteros, como resgate em montanha, serviços médicos aéreos, combate a incêndios e missões humanitárias/logísticas, como demonstrado pela implantação do H215 RescEU na Grécia em 2024. O grupo também gerencia serviços de elevação de alta precisão, manutenção e treinamento de pilotos/técnicos, oferecendo serviços aéreos abrangentes e de alto valor para organizações governamentais e internacionais. Da mesma forma, a Airtelis, operadora francesa sediada no sul da França com mais de 60 anos de experiência, proveniente de sua controladora RTE, ampliou seu foco para além do suporte à rede elétrica, incluindo resposta a emergências, principalmente combate a incêndios, para uma gama mais ampla de clientes nacionais e internacionais.

A Airbus Helicopters é uma parceira de longa data na Grécia desde o início dos anos 2000, tanto no setor civil quanto no setor parapúblico e militar. O Corpo de Bombeiros Helênico opera dois Super Pumas e a Força Aérea Helênica opera 12 Super Pumas. O ecossistema Super Puma no país se beneficiará das atividades de suporte e do treinamento de técnicos e pilotos previstos no contrato.


O H215 é um helicóptero multifuncional que faz parte da família Super Puma, com mais de 1.100 helicópteros entregues e mais de 6 milhões de horas de voo acumuladas. O H215 é equipado com o renomado piloto automático de 4 eixos do H225, que permite a realização de atividades de combate a incêndios tanto à noite quanto durante o dia. É utilizado em missões de combate a incêndios em todo o mundo graças ao seu alcance de cerca de 540 milhas náuticas (NM), à sua autonomia superior de mais de duas horas e à sua capacidade de transportar 19 bombeiros. Como um dos únicos helicópteros pesados ​​em produção com certificação civil, além de poder ser equipado com um balde de água ou um tanque de combustível, é o complemento ideal para os equipamentos de combate a incêndios de qualquer país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário