domingo, 13 de julho de 2025

Helisul participa do 5º CONAER e reforça liderança nacional em operações aeromédicas

Nos dias 10 e 11 de julho, a cidade de Vitória (ES) recebeu o 5º Congresso Aeromédico (CONAER), principal evento do setor no Brasil. A Helisul Aviação, referência nacional em operações aeromédicas, marcou presença no congresso com estande próprio e palestra.

Com mais de 22 mil pacientes transportados e mais de uma década de experiência em missões críticas, a Helisul apresentará ao público especializado suas soluções completas de transporte aeromédico, destacando diferenciais operacionais, técnicos e humanos que fazem da empresa uma parceira estratégica para órgãos públicos, operadores de saúde e gestores de políticas públicas.

Entre os destaques da programação ocorreu a palestra do comandante Marcelo Guerrante, diretor de Operações da Helisul, que abordou o tema “Erros visíveis, causas invisíveis: por que continuamos corrigindo pessoas e não o contexto?”. A apresentação propõe uma reflexão sobre os fatores sistêmicos envolvidos em incidentes operacionais e a importância de soluções estruturais para a segurança em aviação aeromédica.

Além da palestra, o estande da Helisul expôs os serviços e a estrutura da empresa que é composta por aeronaves certificadas como UTI Aérea Tipo E, equipamentos modernos de suporte à vida, integração com ambulâncias terrestres e um Centro de Controle Operacional (CCO) com monitoramento em tempo real (24/7).

“Com 99% de disponibilidade operacional e tempo médio de resposta de 27 minutos em atendimentos por helicóptero, dentro da chamada Golden Hour, a Helisul se destaca pela agilidade e tecnologia, priorizando a segurança operacional e do paciente”, diz o superintendente operacional da Helisul, Bruno Biesuz.

A Helisul atua com diferentes modelos operacionais de serviço aeromédico, que vão desde o fornecimento completo de aeronaves e equipes médicas até formatos mais flexíveis, como a locação de aeronaves configuradas para atendimento, adaptando-se às demandas específicas de instituições públicas e privadas. A empresa também fornece treinamento especializado para atendimento e transporte aeromédico.

Sobre o Serviço Aeromédico da Helisul

Criado em 2012, o serviço aeromédico da Helisul é o maior do Brasil. Já atendeu mais de 2 mil pacientes pediátricos e realizou procedimentos de alta complexidade, como transfusão de sangue no local do acidente. A operação é conduzida por profissionais altamente treinados, com certificações nacionais e internacionais (ANAC, ANVISA, ICAO, ISBAO), e respaldada por oficinas próprias certificadas pela ANAC, Airbus Helicopters e Safran, garantindo alto padrão de manutenção e segurança.

Helisul realiza treinamento aeromédico no Equador

Nos dias 1º e 2 de julho, os colaboradores da Helisul Felipe Novak, médico gerente do setor aeromédico, e Marcio Weinhardt, enfermeiro supervisor, estiveram no Equador para ministrar um treinamento de evacuação aeromédica na região de Fruta del Norte, área de atuação da mineradora canadense Lundin Gold, contratante da Ecocopter, que integra o Helisul Group.

“A missão envolveu uma jornada complexa até a cidade de Yantzaza, onde foi realizado o treinamento teórico e prático, com participação de médicos, paramédicos e lideranças operacionais”, explica Felipe Novak.

O superintendente da Lundin Gold, José Ronaldo Luiz, destaca a abordagem inovadora e o alto padrão da capacitação. “O nível de profissionalismo demonstrado pela equipe da Helisul foi excepcional. A clareza das explicações, o rigor técnico e o enfoque prático permitiram que todos os participantes adquirissem conhecimentos e habilidades fundamentais para uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência, tanto em voo quanto em terra”.

A atividade faz parte das exigências para renovação do contrato anual da Ecocopter Equador, que atualmente opera dois helicópteros B3 para transporte de carga externa em ambiente de selva, com alto risco de acidentes e condições climáticas adversas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário