Os animais foram encontrados em situações críticas. Dois deles estavam abandonados à margem de uma rodovia em Una (BA), debilitados e sem conseguir se mover. O terceiro foi vítima de atropelamento em Ubaitaba (BA) e resgatado pela 61ª CIPM (Companhia de Polícia Militar da Bahia).
Desde julho de 2025, eles receberam cuidados intensivos no Centro de Triagem de Animais Silvestres da BAMIN (CETRAS BAMIN), em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres do (CETAS INEMA). Atendendo à solicitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e no âmbito do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e das Preguiças-de-coleira (PAN PPMA), os animais foram transferidos para o Zoológico de São Paulo, em ação realizada em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Essa transferência permitirá que eles integrem o programa de conservação ex situ, contribuindo para o fortalecimento da variabilidade genética da população sob cuidados humanos.
O transporte aéreo dos três animais foi realizado no dia 24 de setembro em voo de Ilhéus para São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos), às 17h30. Graças ao Avião Solidário LATAM, liderado nesta ação pela equipe da LATAM Cargo, o percurso precisou de apenas 2h10, evitando mais de 20 horas de viagem terrestre.
A cidade de Ilhéus, que em 2024 reconheceu o mico-leão-dourado como símbolo municipal (Lei nº 4315/2024), também celebra esta vitória da biodiversidade.
(Foto: BAMIN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário