domingo, 23 de novembro de 2025

Ethiopian Airlines arrenda dois ATR 72-600 para operações da Air Congo

A ATR anunciou o arrendamento de duas aeronaves ATR 72-600 novas pela Ethiopian Airlines, que serão operadas pela Air Congo, companhia aérea nacional da República Democrática do Congo, da qual detém 49% das ações. As aeronaves têm previsão de entrar em serviço em fevereiro de 2026.

Este acordo representa um marco significativo na expansão da ATR na África , visto que a Ethiopian Airlines, o grupo de aviação mais influente do continente , depende das aeronaves regionais mais avançadas, econômicas e com melhor custo-benefício para conectar regiões em todo o Congo. O contrato de leasing sucede a parceria estratégica anunciada anteriormente no Farnborough International Airshow, em julho de 2024, onde a ATR e a Ethiopian Airlines concordaram em cooperar para desenvolver as capacidades de manutenção da ATR na Etiópia. Esta iniciativa posicionará a Ethiopian Airlines como um centro regional de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão) para aeronaves ATR, atendendo operadores em todo o continente.

“Com a chegada dos nossos novos ATRs e o desenvolvimento das nossas capacidades de manutenção, reparo e revisão (MRO) para dar suporte a eles, a Ethiopian Airlines está pronta para oferecer uma solução completa para ATRs, facilitando para as companhias aéreas na África a escolha de serviços para conexões regionais em todo o continente”, disse Mesfin Tasew, CEO do Grupo Ethiopian Airlines . “Temos orgulho de contribuir para o fortalecimento da mobilidade regional na África e de levar o conforto, a conveniência e a rapidez das viagens aéreas a mais comunidades.”

Mesfin Biru Weldegeorgis, CEO da Air Congo, acrescenta: “A Air Congo tem orgulho de expandir sua atuação na República Democrática do Congo com a introdução de duas novas aeronaves ATR 72-600, equipadas com motores PW127XT. Estas são as primeiras aeronaves desse tipo no país e nos permitirão atender aeroportos remotos, aprimorando a conectividade doméstica, estimulando o desenvolvimento econômico e fortalecendo a coesão nacional.”

Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, comentou: “A confiança e os relacionamentos comerciais sólidos são construídos ao longo do tempo. Conhecer melhor a ATR foi decisivo para que a Ethiopian Airlines e a Air Congo investissem em nossa plataforma, e estamos orgulhosos da confiança que nossos parceiros depositaram em nós. Com um crescimento de frota de quase 30% nos últimos três anos, a ATR está expandindo sua presença na África, ajudando a recriar um ecossistema completo para apoiar nossos operadores e futuros clientes da melhor maneira possível. As recentes aquisições de aeronaves em toda a região reafirmam que os aviões da ATR são perfeitamente adequados para abrir novas rotas e apoiar o crescimento regional. Sua capacidade de operar de forma lucrativa mesmo com taxas de ocupação mais baixas os torna a solução ideal para mercados emergentes, onde a acessibilidade e a disponibilidade são essenciais para desbloquear a conectividade.”

A República Democrática do Congo está emergindo como um mercado estratégico com forte potencial para atender às crescentes necessidades de conectividade regional, impulsionadas pelo rápido desenvolvimento e pela demanda cada vez maior por transporte aéreo confiável. Este anúncio reforça o compromisso de longo prazo da ATR com a África, onde a aviação regional é um fator vital para o progresso econômico e social. Ao combinar a entrega de aeronaves com infraestrutura de suporte estratégica, a ATR está contribuindo para a construção de um futuro mais conectado e resiliente para o continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário