quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Alemanha encomenda mais 20 helicópteros Airbus H145M


A Alemanha decidiu exercer a opção de aquisição de mais 20 helicópteros de combate leves H145M (Leichter Kampfhubschrauber ou LKH, abreviadamente), que faziam parte de um contrato assinado em dezembro de 2023, elevando o número total para 82 helicópteros.

“É uma honra e um orgulho para nós que a Alemanha tenha decidido encomendar mais 20 helicópteros H145M LKH. Este compromisso adicional por parte de um dos nossos países de origem é um forte sinal de confiança no desempenho excepcional e nas capacidades multifuncionais do H145M”, afirmou Stefan Thomé, Diretor-Geral da Airbus Helicopters na Alemanha.

O primeiro helicóptero H145M LKH foi entregue à Alemanha em novembro de 2024, menos de um ano após a assinatura do contrato, e outros helicópteros foram entregues desde então. As missões do helicóptero incluem treinamento, reconhecimento, operações de forças especiais e ataque leve. O Exército Alemão receberá 72 helicópteros, enquanto as forças especiais da Luftwaffe receberão dez.

O H145M é um helicóptero militar multifuncional que oferece uma ampla gama de capacidades de missão. Em poucos minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma versão de ataque leve, equipada com armamento balístico axial e guiado e um sistema de autoproteção de última geração, para uma versão de operações especiais com equipamento de rapel rápido. Os pacotes de missão abrangentes incluem capacidades de içamento e transporte de carga externa.

O H145M é a versão militar do consagrado helicóptero bimotor leve H145. A frota global da família H145 acumula mais de oito milhões de horas de voo. É utilizado por forças armadas e policiais em todo o mundo para as missões mais exigentes. A Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs) já opera helicópteros H145 em operações de forças especiais e missões de busca e salvamento. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob a designação UH-72 Lakota, que acumularam mais de 1,5 milhão de horas de voo. Outros operadores militares da família H145 são Hungria, Sérvia, Luxemburgo, Tailândia, Equador, Honduras e Chipre. Encomendas recentes incluem a Bélgica, com 17 unidades, Brunei, com seis, e a Irlanda, com quatro H145M.

Equipado com dois motores Safran Arriel 2E, o H145M possui um sistema de controle digital de motor com autoridade total (FADEC). Além disso, o helicóptero conta com o pacote de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o inovador sistema de gerenciamento de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, reduzindo a carga de trabalho do piloto durante as missões. Seu baixíssimo nível de ruído faz do H145M o helicóptero mais silencioso de sua classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário