A LATAM Cargo registrou um desempenho histórico na Black Friday 2025, com crescimento significativo tanto no volume quanto na diversidade de cargas movimentadas no Brasil. Os resultados refletem a importância do transporte aéreo para garantir agilidade e confiabilidade ao varejo em um dos períodos de maior consumo do ano.
Entre os segmentos que mais expandiram na comparação anual, destacaram-se:
- Joias, bijuterias e relógios (+517%), impulsionados pelo aumento da demanda por produtos de alto valor agregado.
- Flores, frutas, plantas e vegetais (+457%), evidenciando a relevância da logística aérea para itens perecíveis.
- Higiene pessoal e cosméticos (+141%), acompanhando a forte expansão do mercado de beleza.
Em termos absolutos, as cargas mais transportadas no período foram fármacos, cargas gerais e produtos têxteis, sendo que estes dois últimos registraram aumentos de 186 e 102 toneladas em relação a 2024.
Para atender à maior demanda sazonal, a LATAM Cargo ampliou em mais de 12% sua capacidade operacional no país, reforçando rotas e frequências, expandindo equipes e avançando na modernização dos processos. Entre os investimentos, destaca-se o novo sistema automatizado de sorterização em Guarulhos, capaz de processar até 72 mil pacotes por dia, parte de um aporte aproximado de R$ 10 milhões destinado ao hub logístico nos últimos três anos.
“A Black Friday se consolidou como um dos períodos mais dinâmicos para a logística brasileira. O transporte aéreo é decisivo para garantir rapidez e confiabilidade, e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor final. Nos preparamos com antecedência para ampliar capacidade e eficiência. Seguimos contribuindo para o desenvolvimento do e-commerce e atendendo nossos clientes com segurança e qualidade”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.
LIDERANÇA CONSOLIDADA NO BRASIL E NO EXTERIOR
Desde abril de 2025, a LATAM Cargo é líder no transporte de cargas domésticas embarcadas em voos de passageiros no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para novembro de 2025, a companhia responde por 37% de participação de mercado*.
Sua malha logística nacional cobre 51 bases operacionais, incluindo rotas com aeronaves cargueiras como Guarulhos–Manaus e Viracopos–Manaus.
No mercado internacional, a LATAM Cargo também é líder, conectando o Brasil a 23 destinos no exterior com voos cargueiros e de passageiros. Entre as rotas inauguradas recentemente estão Miami--São José dos Campos, Miami–Brasília, Amsterdam–Curitiba, Europa–Florianópolis, Bruxelas--São José dos Campos e Viracopos–Recife–Bruxelas.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
O LATAM Cargo Group foi eleito “Companhia Aérea de Carga do Ano de 2025” pela revista Air Cargo News, tornando-se o único vencedor da América do Sul na premiação. O reconhecimento reforça a liderança global do grupo, impulsionada por investimentos em frota — que atingiu 20 cargueiros Boeing 767, representando aumento de 70% na capacidade desde 2019 —, modernização de hubs estratégicos e fortalecimento das conexões entre América do Sul, América do Norte e Europa.
*Não inclui transporte aéreo realizado exclusivamente por aeronaves cargueiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário