quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vulcão cancela mais de 20% dos voos na Europa

Em nota a EUROCONTROL afirmou que suspensão do tráfego aéreo na região oeste da Europa pode durar até 48 horas por conta das cinzas expelidas por um vulcão situado no sul da Islândia.

Estima-se que entre 20% e 25% do tráfego aéreo comercial na Europa esteja sendo afetado por conta da vulcânica que começou na quarta-feira, pela segunda vez no mês. Segundo o vulcanologista islandês, Armannn Hoskuldsson, a erupção esta ficando cada vez mais intensa.

O que levou a EUROCONTROL afirmar que o fechamento do espaço aéreo pode se expandir para a Alemanha. Atualmente a Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega, Irlanda, Reino Unido e França já fecharam seu espaço aéreo. Enquanto a Bélgica, Holanda e Espanha também sofrem com o cancelamento de vários voos e podem paralisar em algumas horas as atividades.

No Reino Unido as autoridades disseram que as nuvens de cinzas suspendeu voos nas cidades inglesas de Manchester e Birmingham, nos aeroportos escoceses em Aberdeen, Glasgow e Edinburgh, assim como em Belfast, na Irlanda do Norte. No momento o aeroporto de Heathrow, o mais movimentado da Europa, e de Gatwick, ambos em Londres, também estão fechados.

O britânico NATS (National Air Traffic Management) anunciou que ao contrário do previsto anteriormente, as operações estarão suspensas até as 07h00 (local) de sexta-feira. Os voos no Reino Unido foram cancelados a partir do meio-dia (local).

O DGCA (Direction Générale de l'Aviation Civile), da França, afirmou que vinte e cinco aeroportos do norte, leste e oeste da França, entre eles Paris, Roissi e Orly, estão fechados por medida de segurança.

Em Portugal, a ANA - Aeroportos de Portugal informou que foram cancelados até o momento 163 voos em todo o país. O aeroporto de Faro é o que registra o maior número de cancelamentos com 104 voos suspensos, seguido de Lisboa com 34 cancelamentos, Porto com 16, Madeira 8 e Açores 1 voo cancelado. Devido ao possível caos que tomará conta dos aeroportos portugueses, a ANA negocia com a força aérea a possibilidade de os aviões que operam no aeroporto da Portela, em Lisboa, poderem estacionar na base militar de Beja, caso falte espaço no aeroporto.

Uma porta-voz do NATS lembrou que é a primeira vez que a Europa promove um fechamento do seu espaço aéreo dessa magnitude. Nem mesmo após os ataques em 11 de setembro de 2001 os aeroportos europeus paralisaram suas atividades.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse que as autoridades darão prioridade à segurança dos passageiros. "Segurança é a consideração predominante dos aeroportos. Se alguma viagem pública foi prejudicada, pedimos desculpas", disse.

Conforme previsto, o fechamento de praticamente todo o espaço aéreo europeu já reflete nos voos com destino ao Brasil.

Gigantescas colunas de fumaça continuam saindo do vulcão, e a erupção pode prosseguir por várias semanas, ou meses, segundo um especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário