quarta-feira, 5 de maio de 2010

Venezuela compra aviões comerciais da China



Segundo fonte no setor, a China firmou um acordo para venda de aviões regionais para a Venezuela. Embora a notícia tenha sido veiculada em abril por diversos veículos de imprensa sul-americanos, apenas agora existe uma confirmação que o acordo teria sido oficializado.  

O projeto do governo venezuelano é criar uma nova empresa aérea, já que o país atualmente dispõem de uma precária rede de linhas domésticas. A nova empresa aérea, chamada de Línea Aérea Bolivariana Socialista, deverá contar com investimentos de US$ 300 milhões apenas para compra de aviões.

Embora o projeto demonstre claramente a insensatez do presidente venezuelano Hugo Chavéz, ele representa um importante passado na consolidação da indústria aeronáutica civil chinesa, que vem ampliando sua presença em países da África e América Latina.

O presidente da AVIC II (2º China Aviation Industry Corporation), Zhang Guangjian, afirmou que o acordo é “muito importante” para a relação entre ambos os países e demonstra o potencial da indústria chinesa.

Assim como previsto, a AVIC II não divulga nenhuma informação sobre que tipo de avião foi vendido e o número total. Fontes no setor acreditam que devido ao valor do contrato, o acordo seja para os arcaicos turboélices Y12E, com capacidade para até 19 passageiros.

Desde o inicio do governo Hugo Chavéz, a aviação civil venezuelana foi desmontada e deve ressurgir com aviões chineses, com foco apenas no mercado regional e sem o menor embasamento de mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário