sábado, 25 de novembro de 2017

Aviação Comercial lidera o caminho e impulsiona a transformação digital

A IFS, fornecedora global de software de gestão empresarial, anuncia os resultados da pesquisa Digital Change Survey, especificamente para a indústria de Aviação Comercial. O estudo descobriu que o setor de Aviação está mais avançado no impulsionamento da transformação digital do que as demais indústrias pesquisadas, sendo a Automação avaliada como a área com o maior nível de disrupção. A manutenção não planejada foi classificada como o maior desafio a ser enfrentado, no que se refere à disponibilidade operacional da linha aérea, e a Realidade Aumentada (RA) é vista como tecnologia-chave para ajudar a combater isso.

As conclusões-chaves do relatório foram:

· Aproximadamente 60% das empresas citam a disponibilidade operacional como o maior desafio da indústria, quase metade identifica a manutenção não planejada e a conformidade regulamentar como prioridades fundamentais

· Mais de três quartos (77%) das empresas pesquisadas buscam Realidade Aumentada para reduzir o impacto da manutenção não planejada, por meio de suporte remoto e para fornecer transferência de conhecimento

· Automação, Big Data, Robótica, Realidade Aumentada e IoT classificaram-se como as cinco tecnologias mais disruptivas

· Internet das Coisas (IoT) (39%), Big Data Analytics (39%), Inteligência Artificial (37%), Software de Gestão Empresarial (ERP) (33%) e soluções de mobilidade e aplicativos (31%) são identificadas como áreas para investimentos.

Das empresas de Aviação Comercial pesquisadas, 44% se consideraram avançadas em alavancar a transformação digital – a frente de outras indústrias que participaram: Construção e Subcontratação (39%), Manufatura (29%), Serviços (23%) e Petróleo e Gás (19%). Quando questionados sobre o que impulsiona a tecnologia em direção à transformação digital, os entrevistados classificaram a Automação como a tecnologia mais disruptiva, seguida de Big Data, Robótica, Realidade Aumentada e IoT.

Quase 60% dos entrevistados relataram que a disponibilidade operacional representa um desafio significativo na Aviação Comercial, sendo que 68% em empresas da região Ásia-Pacífico e 46% na América do Norte relataram que isso é seu maior desafio. Quase metade dos entrevistados classificaram a manutenção não planejada e a conformidade regulamentar (47%) como as áreas que têm o maior impacto na disponibilidade operacional, seguida pelas restrições contratuais (43%).

Olhando para soluções potenciais, 77% dos profissionais de Aviação disseram que tecnologias de Realidade Aumentada podem ajudar as equipes técnicas a reagirem melhor à manutenção não planejada. As empresas de Aviação com sede na América do Norte (65%) e as do EMEA (67%) disseram que o suporte remoto através de tecnologias como a Realidade Aumentada poderiam, eventualmente, ser tão eficazes quanto os engenheiros em pessoa, mas que não antecipavam a substituição completa das equipes de engenheiros locais durante a próximo década – 53% na Ásia-Pacífico concordaram.

Quando questionados sobre áreas de investimento, Internet de Coisas (IOT) e Big Data Analytics foram ranqueadas como as melhores, cada uma identificada por 39% dos entrevistados. Um terço dos profissionais da Aviação (33%) também listaram o ERP como foco principal. Outros, dentro dos cinco primeiros, incluíram Inteligência Artificial (37%) e soluções de mobilidade e aplicativos (31%).

"A indústria da Aviação Comercial está na primeira linha da transformação digital, por isso, não é nenhuma surpresa que eles estejam olhando para a Automação e outras tecnologias inovadoras para lidar com os principais dores do setor", disse Graham Grose, Vice-Presidente e Diretor da Indústria da Unidade de Negócios de Aviação & Defesa da IFS. "A Realidade Aumentada encaixa-se perfeitamente para lidar rapidamente com eventos de manutenção não programados - muitos dos quais ocorrem em locais de difícil acesso, com disponibilidade limitada de engenheiros qualificados no local. Ao invés de ter que montar um voo com uma equipe de engenheiros para lidar com esse desafio, a Realidade Aumentada oferece a possibilidade de uma transferência de conhecimento, ajudando a devolver à aeronave seu status operacional o mais rápido possível e a resolver o problema de falta mão de obra de engenheiros de manutenção na indústria ".

Esta pesquisa foi encomendada pela IFS para avaliar a maturidade da transformação digital em todas as indústrias em escala global. Feito a partir de entrevistas feitas em profundidade pela empresa de pesquisa Raconteur, que assumiu os pontos de vista de 750 tomadores de decisão em 16 países nas indústrias de Petróleo e Gás, Aviação, Construção e Subcontratação, Manufatura e Serviços. Na Aviação, 150 entrevistados participaram da pesquisa. Os países pesquisados foram EUA, Canadá, Reino Unido, Suécia, Alemanha, França, China, Japão, Austrália, Noruega, Dinamarca, Holanda, Espanha, Polônia, Oriente Médio (como região) e Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário