"Este avião é um símbolo de todas as mudanças que estamos implementando na Iberia", disse o CEO da Iberia, Luis Gallego, durante a cerimônia. "Nos últimos anos nos transformamos para nos mantermos. Agora estamos nos transformando buscando a excelência. E este avião representa perfeitamente essa mudança de ciclo da companhia".
O avião, registrado com o prefixo A350-900 CE-MXV, e batizado de Plácido Domingo, em homenagem ao tenor espanhol, é a primeira unidade deste modelo com aerodinâmica e estrutura melhorada, possível graças a utilização de uma maior percentagem de material composto na sua fabricação e novo design nas asas e nos caixilhos das janelas. O trem de pouso também foi reforçado, o que permite que o avião decole com um peso máximo de 280 toneladas. Dois motores Rolls-Royce Trent XWB, com 84.000 libras de arranque cada para impulsionar a aeronave que, na configuração da Iberia, pode transportar até 348 passageiros.
A Iberia oferecerá 348 assentos a bordo do seu A350-900: 31 em classe executiva, 24 em sua nova cabine Premium Tourist e 293 em classe econômica. A distribuição de espaços no avião, com cozinhas integradas, entre outros, permitiu ampliar o espaço para os passageiros, além de aumentar a capacidade de bagagem nas três cabines. Todos os assentos têm entretenimento sob demanda individual, conectores para recarregar dispositivos pessoais e Panasonic KU Wifi. Na classe executiva do novo avião os corredores são mais largos, as telas individuais são de 18", os assentos oferecem mais espaço para os pés e possuem espaços adicionais para itens pessoais, bem como uma luz giratória de leitura mais luminosa.
Um sistema de ventilação com filtros de ozônio renova o ar dentro da aeronave a cada dois ou três minutos e melhora o nível de umidade em 11 a 16%. A aeronave possui sete zonas de controle de temperatura, o que permitirá regulá-la de maneira diferente nas diferentes seções do avião. As janelas, uma por fila de bancos, são panorâmicas e a iluminação é feita com luzes LED. Além disso, o A350-900 é a aeronave mais silenciosa do mercado, que, como as outras características mencionadas, melhorará a experiência dos clientes da Iberia a bordo.
A chegada do A350-900 também traz um novo conceito de operação aérea como eOperations Iberia, permitindo o uso da informação digital de voo eletronicamente, integrando os sistemas a bordo da aeronave com sua infra-estrutura de Operações e TI. A Iberia e seus funcionários se prepararam completamente para receber o novo avião. Desde setembro de 2016 já realizaram mais de 270 ações relacionadas com a compra de equipamentos, ferramentas e equipamentos utilizados no solo, treinamento da tripulação e manutenção de aeronaves Técnica (TMA), operações de voo, manutenção e engenharia ou a documentação técnica.
Para o voo do A350-900 de Toulouse para Madrid, com duração de 01:15 h, foi utilizada uma mistura de biocombustível. Os primeiros voos comerciais de "Plácido Domingo" terão como destino Londres e Paris a partir de 20 de julho. A partir de 4 de agosto, o novo avião voará pela rota Madri-Nova York. Com este A350-900, a Iberia continua com seu processo de renovação e expansão da frota iniciada em 2011. No total, 56 novas aeronaves foram encomendadas para a companhia aérea: 8 A330-300 e 12 A330-200, que já foram recebidos, 16 A350-900 e 20 A320Neo. A Iberia também renovou as 17 aeronaves A340-600 em sua frota para incorporar as novas cabines de longa distância, bem como o sistema de entretenimento individual e a conectividade Wi-Fi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário