domingo, 2 de dezembro de 2018

Turkish Airlines transporta peças que faltavam do mosaico “Menina Cigana”


As peças desaparecidas do mosaico “Menina Cigana”, que estavam em exposição em Ohio (EUA), e que têm uma importância histórica para todas as civilizações que viveram na Turquia e na Anatólia, foram trazidas de volta à Turquia, pela Turkish Airlines, a companhia aérea nacional do país. O voo programado para esta ação foi o de Chicago-Instambul, do 27 de novembro, e as peças serão entregues ao museu Gaziantep Zeugma Mosaico, local de exibição dos mosaicos Zeugma. Vale destacar que a Turkish Airlines tornou-se o patrocinador do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia para esta operação especial.


As peças do mosaico “Menina Cigana” foram projetadas no século II A.C, mas continuam com a sua aparência preservada, tendo sido preparadas para o voo, utilizando a expertise da Companhia para operações especiais de carga. Com 1,3 toneladas, as peças foram embrulhadas em papéis especialmente projetados para este fim, tendo sido colocadas em baús de madeira, com todo o cuidado para preservar suas texturas históricas. Vale ressaltar que nenhuma outra carga foi transportada no Boeing 777-300 ER, para garantir o máximo de cuidado nesta remessa.


Entre as peças desaparecidas e que foram contrabandeadas de Gaziantep há 47 anos, há 12 peças como 'Jovem Satir', 'Máscara Pan', 'Máscara Feminina de Teatro', 'Pavão Indiano', 'Máscara Maenad' e 'Pássaro com Ramo de Planta no Bico’', que são consideradas as peças que formam o entorno do mosaico “Menina Cigana”.

Graças às iniciativas do Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia nos EUA, ocorridas durante seis anos, as peças serão levadas para Gaziantep pela Turkish Airlines para serem expostas no Museu do Mosaico Zeugma, sendo segundo maior museu de mosaicos do mundo, com uma área de 1.700 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário