quinta-feira, 6 de junho de 2019

No Dia Mundial do Meio Ambiente, LATAM reforça seu compromisso com as práticas sustentáveis


Ontem, 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida ainda em 1972, após a Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada no próprio dia 5 daquele ano. O objetivo da Organização, à época, foi de fomentar, junto às diversas esferas da sociedade, a importância da preservação dos recursos naturais do planeta.

Pensando nisso, o Grupo LATAM Airlines, principal grupo de companhias aéreas da América Latina e um dos maiores do mundo em conectividade, mantém diversas iniciativas que procuram colaborar constantemente para com a conservação do meio ambiente, buscando se tornar referência no setor.

Considerando todos os seus mercados operados, a companhia possui ações diretamente ligadas à redução do consumo de combustíveis em suas operações. Em 2018, por exemplo, foram economizados mais de 55 milhões de galões de combustível, 10% a mais quando comparados a 2017. Este valor ainda representa um nível de eficiência 7,9% superior à média apresentada na aviação, tornando a companhia referência na indústria.

Além disso, o Grupo LATAM segue comprometido com as metas estabelecidas pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que impulsionam o desenvolvimento de todo o setor. Uma dessas metas é de melhorar a eficiência no consumo de combustíveis em 1,5% ao ano até 2020. Desde que teve início o monitoramento consolidado da LATAM, em 2012, houve uma redução de 16% no uso de combustível por 100 RTK (Toneladas Quilômetros Transportadas), representando uma média anual de 2,67%.

Em 2018, a LATAM ainda foi listada, pelo quinto ano consecutivo, na categoria “World” do Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI). Trata-se do guia internacional mais respeitado entre os investidores para avaliar as práticas de sustentabilidade das maiores companhias do mundo. Essa categoria do DJSI reúne 10% das empresas líderes em sustentabilidade do “S&P Global Broad Market Index”, baseado em uma avaliação anual independente que inclui critérios econômicos, sociais e ambientais. A LATAM é o único grupo de companhias aéreas nas Américas listado nesta categoria.

Confira a seguir o Relatório Integrado do Grupo LATAM Airlines, que contempla todas as ações da companhia nos âmbitos econômico, ambiental e social.

Ações LATAM Brasil
No Brasil, a LATAM também desenvolve iniciativas positivas, como o programa de reposição florestal para todas as áreas de proteção ambiental no MRO (Centro de Manutenção da LATAM em São Carlos), que somam praticamente 40% do território da propriedade. A companhia trabalha para que essas áreas de reflorestamento recente se desenvolvam de modo a atender os protocolos firmados junto às autoridades ambientais.

Além disso, todos os anos são realizados eventos junto aos funcionários do MRO para plantios de mudas de espécies nativas, ação que contribui tanto para os programas florestais quanto para a educação ambiental do público interno e comunidade das redondezas.

No mercado brasileiro a LATAM também possui um trabalho consistente no gerenciamento de resíduos que fazem parte de suas operações. A companhia conta com iniciativas de coleta seletiva de papel, plástico e papelão nas bases aeroportuárias e administrativas brasileiras onde opera. Considerando os quatro primeiros meses do ano, a empresa reciclou quase 30% a mais em 2019 quando comparado a 2018.

Além disso, a LATAM mantém processos específicos em suas bases com o objetivo de tratar corretamente materiais utilizados em suas operações e itens de manutenção. Dentre esses processos estão a descontaminação, o coprocessamento, a manufatura reversa e o rerrefino.

A LATAM Airlines Brasil também possui parcerias de longa data com organizações que buscam promover políticas públicas para a conservação do meio ambiente. Dentre essas organizações estão a Fundação SOS Mata Atlântica, Associação Caatinga e Fundação Amazonas Sustentável. Com o apoio da LATAM por meio de concessão de passagens aéreas, as entidades desenvolvem seus projetos com o objetivo de potencializar e mobilizar pessoas e outras instituições para a preservação do meio ambiente, bem como para a melhoria de vida de diversas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário