sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Citation Longitude recebe certificação do FAA

A Cessna, subsidiária da Textron Aviation e representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou a certificação do Citation Longitude pelo Federal Aviation Administration (FAA). Com isso, o modelo já pode ser entregue a seus clientes.

"Com o mais amplo portfólio de aviação executiva disponível no mundo, a Textron dá boas-vindas ao Longitude e inicia uma nova era, com as melhores soluções da categoria para os nossos clientes", disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. "A revolução do Longitude começa agora."

A Certificação do FAA segue os mais rigorosos testes de qualificação de voo, estrutura e componentes já concluídos em um Citation até o momento. O modelo de teste completou quase 6.000 horas de voo. Foram averiguados 11 mil pontos durante o processo de certificação. O Longitude também finalizou um tour demonstração mundial de 31 mil milhas náuticas, demonstrando a excelente capacidade de desempenho e confiabilidade de longo alcance da aeronave nos mais variados ambientes.

O jato produzido na fábrica da Textron Aviation, em Wichita (EUA), contou com ferramentas, técnicas de montagem e fabricação de ponta. "O verdadeiro sucesso do programa vem do talento e foco no cliente, que nossos funcionários trazem para o trabalho todos os dias", disse Draper. "O trabalho duro e a dedicação deles foram espetaculares em todas as etapas do programa, desde o conceito inicial, passando pelo design e teste, produção e agora no suporte ao produto."

"O modelo conta com excelentes alcance e performance e uma cabine muito ampla. Além disso, foi projetado para oferecer o maior nível possível de conforto em sua categoria, tanto para os pilotos quanto para os passageiros, e conta com recursos tecnológicos que agradarão a todos", destaca o presidente da TAM AE, Leonardo Fiuza.

Considerado o melhor Citation, o Longitude define um novo padrão para a aviação executiva com seu incrível conforto de cabine, baixos custos operacionais, longos intervalos de manutenção, além da combinação de velocidade e alcance.
Com capacidade para até 12 passageiros, incluindo um jump seat para tripulação extra (opcional), o Citation Longitude apresenta uma cabine ampla (7,67 metros de comprimento e 1,83 metro de altura), com piso totalmente plano e uma configuração double-club padrão, que oferece o maior espaço para as pernas na sua categoria. O jato possui assentos, que se transformam em cama, e compartimento de bagagem totalmente acessível por dentro da cabine, oferecendo o máximo em conforto. A avançada tecnologia de cabine permite que os passageiros comandem todo o ambiente e entretenimento a partir de qualquer dispositivo móvel, enquanto o sistema de internet oferece maior produtividade em voo.

A Certificação de Tipo FAA é resultante do mais robusto teste de qualificação de voo, de estrutura e de componentes já feito em um Citation. As frotas experimental e demonstrativa completaram cerca de 6 mil horas de voo. Além de 11 mil pontos de teste durante o processo de certificação, o Longitude também completou um tour de 31 mil milhas náuticas pelo mundo, demonstrando capacidade única de desempenho de longo alcance e confiabilidade em uma variedade de ambientes. O modelo, produzido na fábrica da Textron Aviation em Wichita, nos EUA, se beneficia de técnicas de fabricação e montagem de alta qualidade.

O Citation Longitude é projetado em torno da experiência do piloto, do conforto do passageiro, e do desempenho em geral, entregando uma aeronave que está à altura de seu status como carro-chefe da família Citation de jatos executivos.

O Longitude tem uma das experiências de cabine mais minuciosamente pesquisadas e eleva as expectativas do passageiro em relação à categoria super-médio. Confortável e sob medida, sua cabine tem um amplo espaço para pernas considerado líder na categoria, um nível de som na cabine que é quase duas vezes mais silencioso que a concorrência, uma altitude de cabine baixa de 5.950 pés (1.814m), e mais características padrão que os concorrentes do segmento.

Com assentos para até 12 passageiros, incluindo a opção de um assento de observação e treinamento para a tripulação, o modelo traz uma cabine de piso plano com altura de 6 pés (1,83 m). Uma configuração double-club padrão oferece o maior espaço para pernas da classe super média - 11% mais espaço que a concorrência. Totalmente reclináveis, os assentos são criados e fabricados internamente. A tecnologia de ponta da cabine permite que os passageiros controlem o ambiente e o entretenimento de qualquer dispositivo móvel, maximizando a conectividade e a produtividade no voo.

No começo de seu programa de desenvolvimento, o Citation Longitude excedeu metas de performance iniciais, atingindo e superando o alcance de 3.500 milhas náuticas (um aumento de 100 milhas náuticas) e a carga útil de 1.600 libras (726kg), um aumento de 100 libras (45kg). O Citation de maior alcance atinge velocidade máxima de cruzeiro de 483 ktas.

“O Longitude é o melhor Citation em voo até o momento,” afirma Ed Wenninger, piloto chefe da equipe de teste de engenharia de voo da Textron Aviation. Os motores de turbofan Honeywell HTF7700L equipados com FADEC possuem aceleradores automáticos (autothrottle) integrados com proteção do envelope de voo e oferecem responsividade e excelente potência".

O design original do Longitude integra tecnologia de ponta em toda a aeronave, incluindo a evolução do convés de voo Garmin G5000. A cabine espaçosa incorpora acesso fácil e um design ergonômico totalmente focado no conforto e na eficiência da tripulação.

Informações técnicas:

- Alcance: 3.500NM / 6.482 km

- 4 Passageiros a M 0.80, Reserva de Combustível NBAA IFR (200 nm)

- Número de assentos: 2+12 (Pilotos + passageiros)

- Velocidade máx. de cruzeiro: 483 kts / 895 km/h (Peso de Cruzeiro Médio, 35.000 ft, ISA)

- Distância de decolagem: 4.810 ft / 1.466 m (PMD, Nível do Mar, ISA)

- Distância de pouso: 3.170 ft / 966 m (Nível do Mar, ISA)

- Motorização: (2) Honeywell HTF7700L (2) 7665 lb (34.1 kN)

- Aviônicos: Garmin G5000

- Preço FOB: US$ 26.995.000 (sem impostos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário