quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Indra desenvolve serviços de transporte com uso de drones e inteligência artificial

Com o objetivo de aliar tecnologia e segurança, a Indra, empresa global de tecnologia e consultoria, está desenvolvendo novas soluções que combinem drones e inteligência artificial. A iniciativa visa desenvolver serviços inovadores para melhorar o controle e gerenciamento de infraestruturas, trazendo mais eficiência para as operações de transportes terrestres e marítimos.

Esse trabalho terá resultado prático no projeto europeu de P&D Comp4Drones, em que a empresa coordena 49 parceiros da França, Itália, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Letônia e Holanda. Nessa iniciativa, o objetivo principal é desenvolver hardware, software e tecnologias de comunicação essenciais para que os drones sejam seguros e autônomos em aplicações complexas nos campos de transporte, construção, logística, vigilância e inspeção e agricultura.

O projeto vai possibilitar à Indra estar na vanguarda na aplicação de drones para oferecer serviços avançados de transporte e reforça a posição da empresa como líder em mobilidade inteligente e tecnologias inovadoras para o setor.

Na prática, a Indra usará os drones como sensores dos sistemas de monitoramento de transporte existentes e integrará esses equipamentos em sua plataforma de soluções de controle e gerenciamento de transporte, chamada Mova Traffic. A ideia é que, com essa inclusão, os drones sejam capazes de desenvolver ferramentas de processamento de imagem e vídeo, baseadas em placas gráficas, bem como inteligência artificial e tecnologias de aprendizado para analisar vídeos e imagens capturados por drones, para que incidentes nesses locais possam ser detectado automaticamente.

Além dos algoritmos de inteligência artificial, está previsto o desenvolvimento de algoritmos capazes de planejar a trajetória do equipamento, realizando monitoramento de segurança, prevenção de obstáculos e observação de limites virtuais em uma determinada área.

Para garantir a troca segura de informações entre o centro de controle e os drones, a Indra também desenvolverá módulos de comunicação em 4G, que levam em consideração aspectos de segurança cibernética, criando canais de comunicação criptografados.

A Indra tem uma experiência única em transporte, com mais de 2.500 projetos desenvolvidos em mais de 100 cidades e mais de 50 países. Sua oferta de transportes abrange todo o ciclo de vida dos projetos de seus clientes e combina os novos recursos digitais, de integração, de especialização e inovação exigidos pelo mercado, com confiabilidade, conhecimento comercial e tecnologia própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário