segunda-feira, 18 de novembro de 2019

40º aniversário do primeiro voo do Tu-95MC

O transportador de mísseis estratégicos Tu-95МС (codificação OTAN: Bear) foi desenvolvido como um transportador de mísseis de cruzeiro estratégicos lançados por via aérea de longo alcance. A aeronave é uma versão modificada do Tu-95. É a aeronave de transporte de mísseis turboélice de produção mais rápida do mundo; um dos componentes da tríade nuclear.

O Tu-95МС foi colocado em produção em massa em 1981 como uma modificação do bombardeiro estratégico Tu-95, que estava em serviço operacional com a Força Aérea Russa desde 1957.

As aeronaves Tu-95 de várias versões estavam em serviço operacional até o início dos anos 90. Eles passaram por vários trabalhos importantes de modificação e modernização de motores, estrutura de armas e equipamentos. Nas décadas de 1970 a 1980, os portadores de mísseis Тu-95К-22 carregando mísseis Х-22Н foram criados com base no Тu-95КМ produzido em massa. No final da década de 1960, a profunda modernização do Tu-95РЦ resultou em aeronaves anti-submarinas de longo alcance Tu-142; Posteriormente, com base na modificação do Tu-142M, foi criada uma aeronave estratégica de transporte de mísseis Tu-95MC, com mísseis de cruzeiro de longo alcance.

No âmbito de um programa de modernização em larga escala para sistemas de aeronaves da aviação estratégica e de longo alcance, a Tupolev PJSC está atualmente lidando com tarefas para aumentar a eficácia operacional e estender a vida útil operacional do bombardeiro estratégico Tu-95MC, no interesse do Ministério da Defesa da Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário