quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Inmarsat confirma o lançamento bem-sucedido do satélite GX5 de última geração

A Inmarsat confirmou o lançamento bem-sucedido do GX5, o quinto satélite de sua frota Global Xpress (GX). O satélite foi colocado em órbita por um veículo de lançamento Ariane 5 a partir do Ariane Launch Complexo No. 3 (ELA-3) em Kourou, na Guiana Francesa. O GX5 está programado para entrar em operação comercial no início de 2020 e fornecer capacidade de banda larga adicional focada na Europa e no Oriente Médio.

"Estou muito satisfeito ao confirmar o lançamento bem-sucedido do GX5, o próximo emocionante passo na história do Global Xpress, que já se tornou o padrão-ouro da banda larga móvel via satélite em todo o mundo", diz Rupert Pearce, CEO da Inmarsat. "Ele marca o primeiro dos oito lançamentos nos próximos quatro anos que ampliarão nossos serviços líderes mundiais para atender à demanda em rápida expansão, conectando pessoas em todo o mundo para que atinjam todo o seu potencial. O GX5 também continuará a garantir que os milhares de clientes do Global Xpress da Inmarsat permaneçam na vanguarda das tecnologias de conectividade global à medida que evoluem as suas necessidades".

"Meus agradecimentos à equipe da Inmarsat, bem como aos nossos parceiros Thales Alenia Space e Arianespace, por seus incansáveis esforços ​​para chegarem a esse emocionante estágio".

"Agora, passaremos a manobrar o GX5 em sua órbita e a executar os testes necessários antes de sua implantação no início do próximo ano, fornecendo serviços adicionais de banda larga de alta velocidade de próximo nível aos nossos clientes na Europa e no Oriente Médio".

Com um foco específico no WiFi para passageiros da aviação, no mercado marítimo comercial e atendendo à crescente demanda de governos, o GX5 fornecerá mais capacidade na região do que os quatro atuais satélites existentes da rede Global Xpress (GX1-GX4) fornecem juntos em todo o mundo. Nos próximos quatro anos, este novo satélite será acompanhado por mais sete cargas úteis avançadas do GX, que representam um aprimoramento sem precedentes na capacidade e nas funcionalidades gerais da rede GX, a primeira e única rede de banda larga móvel de cobertura contínua e disponível globalmente.

O satélite foi construído pela Thales Alenia Space e lançado pela Arianespace às 21:24 no horário do Reino Unido, na terça-feira dia 26 de novembro de 2019. Após a separação do satélite do foguete às 21:58 no horário do Reino Unido em 26 de novembro, a telemetria foi estabelecida com sucesso logo após a separação e a missão está progredindo conforme planejado.

As equipes de lançamento da Inmarsat e da Thales Alenia Space implantarão os painéis solares e refletores de antena do satélite após elevarem sua órbita até a sua altitude geoestacionária (a aproximadamente 36.000 km acima da Terra). Eles realizarão rigorosos testes e também uma calibração antes de a espaçonave entrar em operação comercial.

O GX é o lançamento de serviço mais bem-sucedido da história da Inmarsat e continua a ser o único serviço de banda larga ‘global’ disponível mundialmente. Os recentes anúncios da empresa sobre os GX7, 8 e 9 e duas cargas úteis para a região do Ártico, os GX10a e 10b, combinados com o contínuo sucesso comercial nos setores marítimo, aviação, governo e corporativo, deram um novo impulso à história de sucesso do Inmarsat GX.

Em menos de quatro anos, o GX se estabeleceu como referência para comunicações confiáveis em todos ​os setores de crescimento mais rápido em termos de conectividade móvel. As sete cargas úteis GX programadas para lançamento nos próximos quatro anos estenderão ainda mais a liderança global da Inmarsat em serviços reais de banda larga, com o suporte da rede de parceiros líderes mundiais em tecnologia, fabricação e canal da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário