domingo, 29 de dezembro de 2019

O BMW iFE.20 como um laboratório de tecnologia: primeiro carro de corrida com peças feitas de fibras têxteis renováveis

O BMW i Andretti Motorsport e o BMW iFE.20 tiveram um início bem-sucedido na 6ª temporada do ABB FIA Formula E Championship com sua vitória em Diriyah (KSA) em novembro. Alexander Sims (GBR) entra no novo ano e na próxima corrida em Santiago (CHI) no topo da classificação do piloto, mas o BMW iFE.20 já é um trunfo para o BMW i Motorsport também fora da pista. Seu eixo de resfriamento de linho enfatiza sua grande importância como laboratório de tecnologia para o BMW Group, sendo o primeiro carro de corrida da BMW montado por uma equipe de trabalho com peças feitas de fibras têxteis renováveis ​​- tornando-o pioneiro na produção em série.

"O eixo de resfriamento de linho que usamos no BMW iFE.20 é mais uma prova do papel extremamente importante do BMW i Motorsport como laboratório de tecnologia para o BMW Group", disse o diretor do BMW Group Motorsport, Jens Marquardt. “Estamos constantemente usando a Fórmula E como uma plataforma inovadora para o desenvolvimento de séries - neste caso, para testar o linho em condições climáticas extremas. O que é particularmente notável é o fato de que em algumas áreas esse material renovável tem vantagens sobre os materiais estabelecidos nas corridas, como o carbono. Nossa ambição é sempre usar o material mais adequado para cada peça. ”

Comparado ao carbono, o linho tem maior absorção e maior resistência ao impacto, o que pode ser vantajoso nos circuitos de rua com solavancos e barreiras contra batidas, nas quais a Fórmula E ocorre. O mesmo acontece com o contato com outros carros durante as corridas.

O BMW iFE.20 é o primeiro carro de corrida BMW em que o material é usado. No entanto, a expansão desse conceito para incluir outros carros de corrida da BMW Motorsport já está em fase de desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário