domingo, 26 de janeiro de 2020

ESA e Airbus assinam contrato para uso da plataforma Bartolomeo na Estação Espacial Internacional

A plataforma Bartolomeo da Airbus oferece novas oportunidades para pesquisas na Estação Espacial Internacional (ISS). A Agência Espacial Europeia (ESA) fez uma reserva de um slot de carga útil para um instrumento norueguês que irá monitorar a densidade do plasma na atmosfera da Terra.
A plataforma Bartolomeo - em homenagem ao irmão mais novo de Cristóvão Colombo - está atualmente nas instalações da Airbus em Bremen na fase final de preparação para seu lançamento rumo à ISS, programado para março de 2020. A plataforma é desenvolvida comercialmente pela Airbus utilizando seus próprios fundos de investimento e será operada em cooperação com a ESA.

A Bartolomeo pode acomodar até 12 módulos experimentais diferentes e fornecerá energia e transmissão de dados para a Terra, além de ser adequada para muitas experiências diferentes. Devido à exclusiva posição da plataforma com uma vista direta da Terra a partir de 400 quilômetros de distância, é possível a observação da Terra, incluindo a realização de medições de vestígios de gases ou monitoramento do CO2 da atmosfera, com dados úteis para proteção climática ou para uso por provedores privados de serviços de dados.

O Multi-Needle Langmuir Probe (m-NLP) é um instrumento da Universidade de Oslo e da empresa norueguesa Eidsvoll Electronics para medir densidades de plasma ionosférico. Com sua órbita relativamente baixa, a ISS passa perto da densidade plasmática pico da ionosfera. O m-NLP é hoje o único instrumento no mundo capaz de medir variações da densidade do plasma ionosférico em escalas espaciais de menos um metro. Ele coletará valiosos dados da ionosfera equatorial e de latitude média, permitindo o estudo dos processos dinâmicos nessa região em níveis sem precedentes de detalhe. A sonda Langmuir mapeará as características do plasma em todo o globo.

A missão é financiada através do programa ESA PRODEX e apoiada pela Direção de Exploração Humana e Robótica da ESA. A carga útil está programada para ser lançada em outubro de 2020 no voo NG-14 de reabastecimento da ISS e será a primeira carga útil a ser instalada na plataforma Bartolomeo a ser instalada no exterior do módulo europeu Columbus.

Juntamente com o UNOOSA (Escritório das Nações Unidas para os Assuntos do Espaço Exterior), a Airbus está atualmente promovendo licitações para mais oportunidades de pesquisa na plataforma, particularmente para permitir que instituições de pesquisa de países em desenvolvimento participem das pesquisas científicas espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário