quinta-feira, 12 de março de 2020

Certificação do Pilatus PC-24 aprovada na ANAC

A Pilatus Aircraft e a Synerjet obtiveram recentemente o certificado de tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do jato suíço Pilatus PC-24. A certificação do Jato Super Versátil prepara o terreno para as entregas das primeiras unidades do jato executivo aos clientes brasileiros.

O projeto de desenvolvimento do PC-24 foi anunciado oficialmente durante a edição de 2013 da Ebace - European Business Aviation Convention & Exhibition. Inicialmente certificado em dezembro de 2017 pela European Aviation Safety Agency (EASA) e US-American Federal Aviation Administration (FAA), a aeronave já conta com mais de 50 unidades em operação em países como Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, Suíça e Luxemburgo.

Projeto complexo

O primeiro protótipo do PC-24 completou seu voo inaugural em maio de 2015. Três protótipos foram utilizados no programa de certificação, sendo alguns testes de voo em ambientes extremos, tais como em condições de gelo e temperaturas muito quentes, em altitudes e velocidades que normalmente não são encontradas nas operações diárias. Outros testes incluíram impactos de aves, testes de estresse estrutural, testes de ruído e função geral. Tudo isso para provar a segurança e confiabilidade da aeronave, de acordo com os requisitos legais.

No último mês, a Pilatus recebeu a esperada certificação de pousos e decolagens em pistas de grama, terra molhada e neve, tornando-se oficialmente o jato executivo mais multifuncional do mercado. Em 2018 a aeronave já havia recebido a certificação de operação em areia e cascalho. Com efeito imediato, o PC-24 está habilitado a operar em pistas não pavimentadas em diferentes condições.

Investimentos na Suíça, EUA e Brasil

A Pilatus investiu mais de 500 milhões de francos suíços de fundos próprios no programa de desenvolvimento do PC-24. Outros 150 milhões de francos foram destinados a edifícios e máquinas de produção de última geração em Stans, na Suiça, com o intuito de expandir em paralelo a capacidade de produção da série PC-24. Nos EUA, um dos mercados mais importantes para a empresa, a Pilatus investiu em um novo centro de customização da aeronave e suporte ao cliente.

No Brasil, a Synerjet está atualmente investindo na modernização de seu Centro de Serviços e capacitação dos funcionários, para oferecer suporte completo aos operadores do PC-24 e PC-12.

Primeira entrega no Brasil

A unidade inaugural do PC-24 no mercado brasileiro será entregue ainda no primeiro semestre de 2020. A excelente flexibilidade do PC-24 abrirá inúmeras oportunidades ainda não exploradas, sendo como um jato executivo, aeronave Medevac e para outras missões especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário